Você já refletiu sobre o poder de uma escolha?
Decidir se você vai para a esquerda ou para a direita, se você escolhe uma camiseta azul ou vermelha, ou se você compra este ou aquele produto é algo poderoso e que nos permite pensar sobre algo extremamente complexo: ao fazer uma escolha, você renuncia o restante.
Uma apresentação de pitch de sucesso faz a sua empresa ser escolhida. Agora, se você não escolher um apelo específico ou souber definir o que é bom para o seu cliente, estará escolhendo não ser lembrado.
Vamos revelar um grande segredo: nem sempre o pitch matador é o mais longo ou o mais elaborado. Muitas vezes, menos é mais.
Chame a atenção com pouco
Se você foi convidado para fazer um pitch de apresentação de até 3 minutos num evento, provavelmente seu espaço será dividido com outros apresentadores.
Você acha que a audiência será capaz de memorizar o conteúdo de 20 apresentações em detalhes? Não, ela não vai.
O que é possível fazer nestes casos é memorizar apenas a ideia central da proposta, uma simplificação daquele conteúdo que permita distinguir aquele discurso dos outros.
Se a audiência não conseguir localizar uma ideia central com facilidade no seu pitch, ela não terá nada para memorizar.
Faça ser lembrado
Ser lembrado é o maior desafio das empresas. Por mais que seja importante ter um bom posicionamento digital hoje em dia, é na hora do pitch de apresentação que é possível determinar se a empresa sabe vender o seu produto para a audiência.
Você sabe qual é o grande segredo do sucesso da Apple? Os motivos que fazem a empresa de Steve Jobs ser lembrada. E como ela é lembrada? Em grande parte, pelo símbolo da maçã.
Se você bate o olho numa maçã meio mordida, com certeza lembra dos produtos da Apple. Tudo bem que aqui existe um grande trabalho de branding, mas a forma como se vende os produtos da empresa faz a diferença.
Toda a apresentação da Apple é cativante. Desde a primeira apresentação feita por Steve Jobs vários anos atrás, toda vez que um representante da empresa sobe no palco, ele consegue cativar as pessoas, que procuram por algo diferente em termos de tecnologia e querem ter uma experiência diferenciada de consumo. Grande parte do desejo em cima dos produtos da Apple nasce a partir das emoções que são despertadas durante as apresentações.
Lance a isca e mostre que você é especial
Quando se trata de pitch, o importante é você lançar a isca e conseguir capturar o maior número possível de clientes. Uma boa apresentação com um objetivo claro é capaz de deixar ecoando na cabeça das pessoas a sua marca.
O importante, neste caso, é mostrar o porque você é especial. Se você precisa concorrer com outras tantas pessoas, é preciso desenvolver uma estratégia mostrando os benefícios do seu produto ou serviço em diferentes categorias. Mas lembre-se: não é para detalhar tudo, mas pegar o que realmente existe de diferente na sua marca.
Voltando a falar da Apple, a empresa lançou em 2017 o iPhone X. Durante a apresentação, uma das novas funcionalidades de desbloqueio a partir de reconhecimento facial falhou. E isso foi ruim para empresa?
Do ponto de vista econômico, ela teve uma pequena queda na bolsa de valores durante o evento. Porém, até o final de novembro, a empresa já tinha vendido mais de 15 milhões de unidades.
De acordo com uma matéria publicada no BGR, a estimativa da Apple era de vender 4 milhões de unidades por semana em dezembro.
Restrinja as ideias
Vamos supor que você tem 2 empresas, 3 especialidades e 2 novas ideias geniais. Sabe qual é o segredo para mandar bem num pitch de apresentação?
Escolher apenas uma ideia e sacrificar o resto.
“Mas não posso desistir dos meus sonhos ou jogar no lixo a minha ideia”, você deve estar pensando.
Não estamos falando para você fazer isso: o importante é você escolher o que faz a sua empresa mais forte. Como dissemos no começo do texto, cada escolha é uma renúncia.
No caso de pitchs, se você não fizer uma escolha e renunciar o resto, correrá o risco de renunciar tudo. Por isso, restrinja as suas ideias, seja objetivo e direto: você será capaz de conquistar novos clientes e atingir os seus objetivos enquanto empresa ao desenhar um pitch que fale exatamente o que as pessoas querem – ou precisam – ouvir.