Você já ouviu falar do termo pitch?
Trata-se de uma expressão que caracteriza uma apresentação com o intuito de realizar uma venda ou apresentar para um público uma solução para um problema seja através da ideia de um novo negócio ou de um produto ou serviço.
O pitch normalmente é utilizado por startups para buscar por investimento em eventos ou rodadas que acontecem com empresários que buscam por negócios em potencial.
Porém, o pitch também pode ser utilizado como uma forma de passar uma mensagem para a audiência e oferecer uma solução para ela através de um produto ou serviço.
Seja através do elevator pitch, que busca, quase que exclusivamente, por investimentos, ou pela fórmula tradicional, o objetivo do pitch é conquistar a sua audiência e apresentar soluções que tornem a vida dessas pessoas mais fácil, leve ou simples.
Neste artigo, vamos apresentar brevemente a fórmula tradicional do pitch.
Mas só uma observação antes de darmos continuidade: não existe mágica ou um molde para uma apresentação de sucesso. O importante é você ser objetivo, sucinto e saber do que está falando. Tenha certeza de que, assim, você conseguirá atingir a sua audiência de forma bem mais simples e certeira.
A fórmula tradicional do pitch
Chamamos de fórmula tradicional do pitch a apresentação expositiva clássica: você falando sobre algo.
A fórmula tradicional do pitch possui alguns elementos essenciais para uma abordagem certeira diante de uma audiência específica. O destaque fica para a vantagem competitiva da solução em detrimento à concorrência: se você está começando, é possível criar algo moderno, surpreendente ou diferente para uma nova audiência.
Um bom pitch não deve durar mais do que 5 minutos. Como resultado final, ele deve ser capaz de despertar a curiosidade e o interesse da outra parte em cima do que foi apresentado.
Uma boa estrutura de pitch traz:
- Qual é a oportunidade do negócio;
- O mercado de atuação do negócio;
- Qual é a solução oferecida pelo negócio;
- Os diferenciais do negócio em relação aos concorrentes;
- O que o seu negócio busca.
É essencial para garantir um pitch de sucesso ter por escrito o que você vai falar e ensaiar à exaustão. Você deve ser capaz de chegar em um palco ou diante de um grupo importante para o seu negócio e falar com autoridade sobre o seu produto ou serviço.
Como montar um pitch de sucesso?
Além da fala, existe um outro ponto extremamente importante: a apresentação visual, que vem na forma de slides.
Não existe a necessidade de fazer algo extremamente elaborado ou com um design revolucionário. O ideal é colocar elementos que façam referência direta ao seu negócio.
Uma boa apresentação de slides contém os seguintes elementos:
Mercado, oportunidade e solução
Nesta primeira parte, o pitch deve mostrar qual é o mercado que a sua empresa está inserida, qual é a oportunidade que será trabalhada e qual é a solução que o seu negócio pode oferecer dentro desta oportunidade. O importante não é só oferecer algo diferenciado, mas sim uma solução concreta e que já foi testada e ajustada, garantindo o sucesso e a autoridade do negócio.
Apresentando a solução e reforçando os diferenciais
Nesta segunda parte, você deverá apresentar a sua solução e mostrar quais são os diferenciais do seu negócio. O grande segredo neste momento é reforçar os diferenciais. Para isso, é possível utilizar depoimentos ou soluções criativas para reforçar as suas vantagens competitivas.
O ideal nessa hora do pitch é ser ousado e fazer comparações com os grandes players do segmento que você atua – afinal, a sua ideia é ser capaz de competir lado a lado com esses negócios.
Finalizando a proposta
O final do pitch depende da sua audiência: se você estiver se apresentando a um possível investidor, é importante apresentar o estágio do seu negócio, qual o valor do investimento que está sendo prospectado e aonde esse dinheiro será aplicado.
Já se a apresentação for para um cliente, é importante que você apresenta uma proposta comercial e dê espaço para que ele tire possíveis dúvidas ou faça intervenções sobre o que está sendo apresentado.
A fórmula do pitch
Se quisermos representar o pitch em uma fórmula, você pode utilizar o seguinte exemplo:
- [introdução com apresentação pessoal]
- O [produto ou serviço] é [categoria de produto ou serviço] [adjetivo ou posicionamento] para [público] que tem [necessidade ou oportunidade]. Diferente de [concorrência], meu produto é/tem [diferencial competitivo]
- [chamada para ação]
Veja uma aplicação do pitch com o seguinte exemplo:
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