Ao término de uma feira ou outro tipo de evento começa um outro tipo de agitação. Profissionais arrumando os materiais em caixas e aquele barulho dos estandes sendo desmontados. Se o trabalho de sua empresa terminar por aí significa que muitas oportunidades estão sendo perdidas. Para otimizar o investimento feito em uma feira, as ações de pós-evento são fundamentais e devem fazer parte do processo de organização e planejamento. Mas é preciso pensar nestas ações antecipadamente.
Coleta de dados
Você vai conseguir fazer pouca coisa se não coletar os dados de quem se interessar pela sua marca. O visitante não pode deixar seu estande sem antes fornecer algum tipo de contato. Sorteios, preenchimento de pesquisa para ganhar um brinde, uma foto publicada na rede social com uma hashtag específica, enfim, há diversas formas para conseguir um endereço de e-mail ou perfil de rede social para estabelecer contatos futuros e manter o potencial cliente ligado à sua marca e aos seus produtos.
Pós-evento: potencializando os resultados
Analise os interessados
Traçar um perfil das pessoas que manifestaram algum tipo de interesse pelo seu negócio durante o evento gera informações valiosas que servirão de base para a criação das próximas ações de marketing. Por isso, esse trabalho está diretamente ligado à coleta de dados. Por meio do primeiro contato é possível chegar ao perfil do LinkedIn, por exemplo, e descobrir em qual empresa este visitante trabalha, quais são suas preferências e uma série de informações que vão ajudar a compor esse perfil do cliente.
Com este perfil em mãos você poderá entender para que tipo de cliente o evento funcionou, quais suas dores e interesses, para defini a melhor oferta pós evento para estas pessoas. Conhecer técnicas de qualificação de leads pode ajudar bastante.
Programe um fluxo de nutrição
Seja utilizando automação de marketing, seja disparando as mensagens manualmente, saiba que muitos contatos bons que realmente tem potencial de comprar de você podem não estar prontos para fechar negócio. Assim é preciso se manter em contato com estas pessoas enviando mensagens que esclareçam possíveis dúvidas e se antecipem a quebra de objeções que tipicamente surgem na negociação. É isso que chamamos de fluxo de nutrição. Três ou quatro mensagens costumam ser o suficiente, mas fique atento às reações do cliente. Caso ele responda alguma das mensagens, dê atenção individualizada e invista na venda consultiva.
Ofereça condições especiais
No pós-evento, enviar uma mensagem de agradecimento pela visita ao estande e criar uma condição especial ou promoção exclusiva para esse visitante pode ser uma boa forma de obter resultados. Pode ser um desconto, uma condição diferenciada de parcelamento ou um brinde. O importante é deixar a impressão que aquela visita ao estande tornou o cliente parte de um clube diferenciado e seu tratamento terá mais exclusividade.
Follow up comercial pós-evento
Se o trabalho de coletar os contatos dos visitantes foi bem sucedido, é hora de partir para o follow up, ou seja, de retomar a conversa com essas pessoas. Se o visitante foi identificado como um cliente em potencial e for interessante para o seu negócio, entre em contato com ele. Há várias formas de se fazer isso, como adicioná-lo na rede social, mandar um e-mail com algum conteúdo complementar sobre os produtos ou serviços ou até mesmo outros lançamentos. Essa ação é fundamental, pois de nada adianta gerar leads se você não tentar vender para eles.
Faça uma pesquisa de opinião
A pesquisa pode parecer, à primeira vista, algo que não atrairá a atenção do visitante. Mas acredite, há pessoas que vão responder a sua pesquisa e todas vão perceber que sua empresa está interessada em fazer sempre melhor. Mesmo que venham poucos retornos, em algum pode conter uma sugestão ou crítica valiosa que pode agregar valor para os produtos da empresa ou até mesmo para suas próximas apresentações em eventos. Portanto, não deixe de fazer uma pesquisa de satisfação e tente extrair ao máximo uma informação importante para o negócio.
Reforçando: o pós-evento deve fazer parte das etapas de planejamento de uma feira para que o investimento seja otimizado e renda os resultados esperados.