Vista muitas vezes como apenas um detalhe, a URL tem significativa importância nos resultados de busca, ela é o endereço virtual do seu blog.
E como todo endereço, se for de difícil acesso, você receberá pouca ou nenhuma visita e, da mesma forma, as mudanças podem gerar transtornos e algumas perdas.
Para que você aproveite ao máximo sua URL, serão apresentadas, neste artigo, algumas dicas valiosas.
• O que é URL?
• Qual a importância de se otimizar a URL?
• Como fazer a otimização da URL?
• Por que a troca de URL pode ocasionar perdas de tráfego orgânico?
O que é URL?
É a sigla de Uniform Resource Locator que, em tradução livre para o português, significa Localizador Uniforme de Recursos.
A URL indica a localização virtual de páginas e sites; trata-se, portanto, de um endereço cibernético essencial para que seu blog seja encontrado na rede.
Qual a importância de se otimizar a URL?
Ter um endereço de fácil localização é primordial para ser encontrado e visitado; e uma URL otimizada oferece esse benefício.
URLs curtas são mais fáceis de lembrar, copiar e colar; além disso, elas, quando bem elaboradas, dão um panorama ao usuário sobre o assunto ou serviço.
Como fazer a otimização da URL?
Pense na URL como um mestre de cerimônia, que tem a função de conduzir os visitantes a um importante evento, todo o empenho que você teve com esse acontecimento dependerá da maneira assertiva com que as pessoas forem convidadas a entrar.
Para que ninguém deixe de comparecer à festa, a URL não pode ser um entrave, por isso, não deixe de seguir as dicas a seguir.
1. Opte por uma URL curta
Quanto menor, mais fácil de memorizar, contudo, se a URL for um pouco mais longa, mas amigável, não deixe de usá-la, o importante é ela ser descomplicada.
De qualquer forma, para os casos de URL muito longa há dispositivos que possibilitam encurtá-la.
2. Use palavras-chave na sua otimização de URL
Usar palavras-chave na URL contribui para o ranqueamento, pois elas ajudam a visualizar o tema a ser abordado. Além disso, elas têm grande relevância na escolha do usuário, se forem atraentes recebem cliques e geram mais tráfico orgânico. Mas atenção: não use a palavra-chave repetidamente na URL para não soar como manipulação ou poderá ter seu posicionamento penalizado.
3. Padronize suas URLs
Para uma melhor apresentação, dê preferência às letras minúsculas e evite o uso de números, isso facilitará a compreensão do leitor.
Já, para a separação das frases, utilize hífens, pois assim o google compreende que há espaços entre as palavras.
4. Cuidado com parâmetros na URL e evite a duplicação de conteúdos
Para que os conteúdos não sejam duplicados, procure marcar os usuários com cookies ao invés de Sessions IDS; entenda a canonização de URLs e aplique a tag canonical para escolher uma versão preferencial e não correr o risco de dividir o ranck.
Por que a troca de URL pode ocasionar perda de tráfego orgânico?
Quando, por algum motivo, uma URL deixa de existir, algumas ações são necessárias para evitar que o tráfico orgânico seja totalmente perdido e, também, impedir que os usuários se deparem com o erro 404.
Por isso, só mexa na estrutura da URL se não houver outra alternativa; e, diante dessa situação, providencie o redirecionamento 301 da URL desativada para outra similar, assim você evitará perder a indexação, sem prejudicar a reputação do site.