O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que disponibiliza uma série de informações sobre uma empresa na internet. Por que essa ferramenta tão simples é importante? Porque ajuda a sua empresa a aparecer no Google, de forma fácil e rápida, quando uma pessoa está buscando alguma informação sobre o seu negócio. Quanto mais detalhes estiverem disponíveis na descrição, melhor será o atendimento ao seu cliente.
Google Meu Negócio: benefícios
No Google Meu Negócio é possível incluir informações como nome da empresa, endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, link para o site e horários de pico de clientes. A ferramenta também oferece interação com classificação de avaliação dos clientes, bem como o atendimento de dúvidas que o usuário possa ter sobre o estabelecimento. Outro benefício importante é a integração com o Google Maps. Em vez de digitar o endereço da empresa para saber a localização, basta digitar o nome que já aparece no Google Maps.
Para empresas que estão iniciando as atividades, utilizar o Google Meu Negócio é muito vantajoso porque fornece diversas informações na internet sem precisar investir em um site. Portanto, o site pode ser desenvolvido posteriormente com o capital de giro da empresa. Para micro e pequenas empresas, a ferramenta é uma ótima maneira de ganhar visibilidade na internet e promover seus produtos e serviços.
Interação com os clientes
Como já foi citado anteriormente, o Google Meu Negócio permite a interação dos clientes com comentários, sejam avaliações, sugestões ou reclamações. Por isso, é importante estar atento aos comentários e responder a todos eles. Se for um elogio, agradeça. Já uma crítica deve ser respondida com uma indicação de que serão tomadas providências para corrigir eventuais problemas.
Análises de dados
O Google Meu Negócio mostra como os clientes interagem com o perfil de negócios da empresa, por chamadas telefônicas, visitas ao site ou solicitação de rotas. Com posse desses dados é possível fazer uma série de melhorias. Se a empresa recebe muitos chamados pelo telefone, é possível investir em melhorias nesse canal de atendimento, por exemplo.
Exemplos práticos
No Google Maps existe uma ferramenta que se chama “próximo”. Se você fez reserva em um hotel, por exemplo, faça uma busca no Google Maps com o nome do hotel e depois clique em “próximo”. Irão aparecer opções de restaurantes, bares, estacionamentos, etc. Os dados de todas estas empresas que aparecerem no mapa são provenientes do Google Meu Negócio. Por isso, se o estabelecimento for um restaurante próximo a um hotel, é fundamental fornecer as informações o mais detalhadas possível e ter uma boa avaliação nos comentários para aumentar as chances do restaurante ser a escolha do cliente.
Como configurar o Google Meu Negócio?
Para fazer um perfil de empresa no Google Meu Negócio basta acessar www.google.com.br/business e fazer login. A partir daí, a plataforma vai exigir algumas informações e uma verificação para checar se você é realmente o proprietário da empresa. Faça uma elaboração cuidadosa deste perfil. Capriche na foto da fachada da empresa, bem como nas de suas dependências. Confira todas as informações, se o telefone e o endereço estão corretos para atender aos clientes da melhor forma possível.