O dark post do Facebook é uma excelente ferramenta para fazer publicações personalizadas. Embora tenha esse nome pitoresco, os dark posts são simplesmente os anúncios que não aparecem no seu feed de notícias. Um dos maiores diferenciais das redes sociais é a capacidade de proporcionar uma segmentação do público baseada em suas preferências, comportamentos, características de perfil, etc, ao contrário da publicidade de massa, como rádio, televisão e jornal impresso que atinge perfis mais diversificados com uma mesma mensagem.
Como funciona o dark post?
Suponha que sua empresa vá oferecer um curso sobre marketing digital em diversas capitais do Brasil. Uma forma de impactar a audiência destas cidades é personalizar a mensagem com algo que remeta para aquela localidade, por exemplo ‘Você que trabalha com marketing digital e mora no Rio de Janeiro não pode perder essa oportunidade’. Agora imagine encher a linha do tempo da fan page do Facebook com vários anúncios, um direcionado para cada cidade e depois impulsionar todos eles. Para quem mora no Rio de Janeiro, um curso em Porto Alegre tem uma chance remota de chamar a atenção.
Portanto, os dark posts são criados no gerenciador de anúncios e impulsionados para um determinado perfil de público que pode ser impactado por esse conteúdo. Esses posts não vão aparecer na linha do tempo, mas apenas para o público definido no gerenciador. Por isso que esse tipo de publicação recebe o nome de dark, algo como sombrio, obscuro ou fantasma. É um conteúdo que nem todas as pessoas vão receber.
Vantagens do Facebook dark post
No Facebook aparecem diariamente dezenas de anúncios na linha do tempo de cada usuário. É evidente que receber uma grande quantidade de anúncios pode ser extremamente incômodo, ainda mais quando esses conteúdos nada têm a ver com as preferências e estilo de vida do usuário. Por isso, anúncios muito genéricos em vez de promover seus produtos podem ter um efeito contrário: a empresa ou marca pode ser associada à uma poluição da página, o que prejudica sua reputação.
Mesmo que seu negócio tenha uma abrangência nacional, ainda assim é possível potencializar a estratégia de marketing para personalizar o conteúdo e aumentar as chances de gerar leads para o seu negócio. Se a empresa é um e-commerce de roupas, por exemplo, pode aproveitar a diversidade do Brasil para apresentar seus produtos de acordo com cada região. Assim, pode ser feita uma variedade de dark posts de acordo com cada localidade, como:
- Roupas mais esportivas para passear nos parques de São Paulo;
- Tecidos mais leves e frescos para as cidades da região Norte;
- Trajes de banho para as cidades litorâneas.
Enfim, pode ser criada uma série de conteúdos que estejam dentro do contexto de cada localidade e perfil de usuário. Lembre-se que todo site precisa de uma landing page, aquela página que vai chamar a atenção para o usuário entrar na página e navegar por outros produtos. Portanto, a personalização é a palavra de ordem no Facebook e nas demais mídias sociais. Quanto maior a personalização, maiores são as chances de conversão e de vendas. E para isso, o Facebook dark post pode fazer toda a diferença.