O que é Growth Marketing e como aplicar? 

O que é Growth Marketing e como aplicar

Saiba o que é growth marketing e como aplicar essa estratégia para alavancar os resultados da sua empresa.     

O growth marketing é uma das estratégias mais usadas atualmente por quem deseja alavancar os resultados dos negócios.  

Mas antes de tentar colocar em prática, recomendamos que leia este conteúdo.  
 

Aqui você vai aprender: 

  • O que é growth marketing? 
  • Por que fazer? 
  • 5 passos para implementar o growth marketing  

Continue a leitura! 

O que é growth marketing? 

O growth marketing, também conhecido como marketing de crescimento, é um conjunto de estratégias que visa alavancar os resultados dos negócios.  

Mas se engana quem limita o conceito apenas ao objetivo de aumentar as vendas de uma organização, ele vai muito além.  

O seu principal propósito é reter e fidelizar os consumidores a fim de gerar uma recorrência constante de receita.  

O termo é bastante associado ao growth hacking, e a principal diferença entre eles é que o segundo tem um enfoque maior em resultados rápidos.  

→ Saiba mais sobre growth hacking, clicando aqui.  

Por que fazer? 

Você já deve ter notado que o growth marketing é recomendado para as empresas que desejam evoluir e crescer. Mas não para por aí.  

O seu foco é um crescimento ágil através da aquisição de novos clientes, mas principalmente em formas de reter e engajar os que já fazem parte da base.  

É o caminho para quem deseja investir em inovação e, por isso, é tão importante investir na experimentação e acompanhar com frequência dados e indicadores, só assim será possível trazer resultados reais.  

Veja as principais vantagens de aplicar: 

  • Mais resultados, com menos custos;  
  • Você vai conhecer melhor seus clientes; 
  • Inovando com constância, pode se tornar referência de mercado; 
  • Retenção e fidelização. 

5 passos para implementar o growth marketing 

Agora que você já sabe o que é e as vantagens de colocar a estratégia em prática, vamos trazer 5 passos para te ajudar a implementar agora mesmo. Confira!  

1. Segmente e defina seu público-alvo 

Dentro de sua base de clientes existem diversos perfis e cada um deles pode estar em um momento diferente. Saber isso é fundamental porque nem todos estão dispostos a fechar negócio no momento.  

Assim, o primeiro passo é entender e segmentar sua base. Dessa forma, você consegue definir em qual nicho de mercado vai trabalhar.  

2. Conheça seu cliente  

Após ter definido seu público-alvo é preciso se aprofundar um pouco mais nessa jornada, conhecendo a fundo seu cliente.  

Você pode fazer isso de algumas maneiras, e tudo vai depender se a sua atuação for mais forte presencialmente ou no ambiente digital.  

Veja algumas formas: através de entrevistas (enviadas por e-mail ou mesmo feitas presencialmente), analisando as redes sociais de determinado grupo de pessoas, se valendo de pesquisas de mercado, dentre outras.  

3. Escolha em quais redes estará presente  

Não é porque existe uma infinidade de redes sociais que sua marca precisa estar presente em todas elas. Fazer isso é pouco estratégico, inclusive.  

Ao realizar bem os passos anteriores você já saberá quem é seu cliente, assim pense em quais redes eles estão presentes e foque apenas nelas. 

Dessa maneira, você vai conseguir construir uma comunicação estratégica e com qualidade para atingir quem realmente faz sentido para seu negócio.  

4. Se dedique ao conteúdo 

Não basta seguir todos os passos e não ter um conteúdo de valor que ajude, de fato, a sanar dores e dúvidas dos seus consumidores.  

Sem isso, vai ficar muito difícil atrair possíveis novos clientes ou mesmo manter o engajamento e nutrição de seus leads.  

Recomendamos: dedique um tempo para pensar em seus conteúdos, sejam eles para redes sociais, blog, materiais ricos ou mesmo um e-mail. Assim, você terá uma estratégia assertiva.  

5. Analise os dados  

Sem análise de dados você não saberá se o growth marketing está realmente trazendo os resultados esperados.  

Reserve um tempo para esta etapa, só assim você conseguirá medir quais ações estão dando certo, quais não e pode redefinir as rotas.  

Acima de tudo, lembre-se: o growth marketing é uma estratégia de longo prazo, tenha paciência e siga firme em suas ações.  

Se precisar de ajuda para colocar isso tudo em prática, conte com a Monolito. Fale conosco agora mesmo, clicando aqui.  

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