Marketing pessoal: fortaleça seu nome e imagem

O mercado de trabalho tornou-se uma disputada briga por espaço ao sol. A alta competitividade exige posturas criativas, persistentes. Afinal, para você conseguir mostrar que é um profissional diferenciado e avançar na carreira, tem que ir além do currículo impecável. Muitos já perceberam que uma das melhores soluções é caprichar no marketing pessoal – não por acaso!

Neste artigo veremos:
• O que é marketing pessoal?
• Vantagens de investir em marketing pessoal
• A importância dessa estratégia para seu negócio
• Como acertar na estratégia
• O que não fazer
• Conte com profissionais

O que é marketing pessoal?

Surgido em meados do século passado, o termo “marketing pessoal” designa o conjunto de técnicas e ações que alguém aplica para fortalecer sua imagem no nicho em que atua. Em outras palavras, é o famoso vender o próprio peixe, valorizando qualidades profissionais para destacar sua relevância.

Vantagens de investir em marketing pessoal

Destacar seu nome em meio aos de tantos profissionais já é uma grande vantagem, não? Mesmo assim, podemos listar outros benefícios embutidos em uma estratégia desse tipo que seja bem-feita:

– seu trabalho chega a mais pessoas;
– sua carreira progride;
– você cria autoridade para seu nome;
– essa credibilidade encurta etapas no funil de vendas;
– o número de clientes aumenta.

A importância dessa estratégia para seu negócio

Se antes da internet já era vital diferenciar-se, imagine depois de a era digital engolir o mundo. Com mercados mais competitivos e inflacionados, hoje é fundamental contar com ferramentas extras.

O profissional que investe da forma correta em marketing pessoal costuma colher frutos melhores. Estas conquistas também se refletem nos negócios – principalmente em credibilidade.

Como acertar na estratégia

Ter um portfólio matador, um currículo de dar inveja e habilidades variadas, por si só, não garantem sucesso. Os mercados estão abarrotados de candidatos qualificados, e assim como nós, têm de lidar com uma enxurrada de informações constantemente.

Para que você amplie as chances de ser notado, separamos algumas dicas quentes.

Presença digital

Mais do que ter e-mail, blog e perfis nas redes sociais, quem quer se destacar deve marcar presença. Como? Criando uma rotina de postagens, com dias e temáticas específicas e formatos variados (texto, vídeo, foto, etc.). A regularidade nas publicações deve ser algo sagrado e inviolável.

Desenvolva um padrão

É interessante criar um padrão. Portanto, defina sua missão, visão e valores, e adote um tom para a maneira como se expressará. Desenvolva uma identidade visual (cores, fontes, tipo de imagens).

Conteúdo relevante

Uma estratégia boa requer conteúdos relevantes. Não caia na tentação da preguiça nem do mais do mesmo. Você quer se destacar, não quer? Então, produza materiais originais e que realmente façam a diferença.

Networking

Além da internet, você precisa estar onde sua área acontece. Ou seja, participe de eventos, tanto como público quanto atração. Seja visto, crie vínculos, troque experiências. Amplie sua rede de contatos não só pela internet, mas de maneira presencial.

Promova-se

Além das ferramentas à disposição, como as citadas aqui, existem formas eficazes de se divulgar. Por exemplo, anunciar em sites relevantes ou dar entrevistas, ser mencionado em postagens de outros profissionais ou empresas.

Qualificação

Paralelamente às ações na internet e no ambiente off-line, você deve seguir se qualificando. Desenvolva-se em outros idiomas, faça cursos que agreguem a sua carreira. Não deixe de investir em você.
Enfim, lembre-se da máxima: quem não é visto não é lembrado. Isso vale ouro numa estratégia assim!

O que não fazer

Um planejamento voltado destacar a própria imagem pode até parecer mais fácil. Porém, não é bem assim. Há atitudes capazes de estragar todo o trabalho e frustrar suas expectativas. Para que isso não ocorra, listamos aspectos que você deve evitar:

– não faça as coisas no improviso;
– ser objetivo, claro e direto ainda é a melhor postura. Portanto, evite enrolação;
– não seja desonesto;
– inspire-se, mas sem copiar dos outros;
– esqueça o discurso arrogante.

Conte com profissionais

Uma maneira de acertar no marketing pessoal é contar com o auxílio e a expertise de profissionais capacitados. A Monolito tem totais condições de te ajudar a colocar seu nome em evidência. Entre em contato e agende uma reunião com nosso time.

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