Marketing para MEI: como atrair o mercado

Marketing para MEI - como atrair o mercado

Profissionais enquadrados no modelo de microempreendedor individual (MEI) não faturam como as grandes empresas, sua estrutura é enxuta e o orçamento varia a níveis mais baixos. Porém, nada disso exclui a necessidade de divulgar produtos e serviços de forma estratégica. Ao contrário, é ainda mais importante divulgar o “peixe” com precisão. 

Se você se reconheceu aqui, então, continue conosco. Publicamos este artigo para te ajudar a desenvolver uma boa campanha de marketing para MEI. Dessa maneira, seu negócio terá a chance de se posicionar melhor e crescer numa realidade em que os mercados andam mais competitivos. 

A seguir, você verá: 

  • Importante saber 
  • Dicas para aplicar marketing para MEI 
  • Ferramentas úteis 

Importante saber 

O ponto de partida fundamental é o seguinte: sua divulgação deve ser tão profissional quanto a forma como trabalha. Ou seja, site, redes sociais, presença no Google, tudo exige planejamento, organização e execução estratégica. 

Seja lá o que ofereça, seu público está na internet. Fato! Neste exato momento, seus potenciais clientes estão usando smartphones e tablets para checar mídias sociais, pedir comida e transporte, comprar os mais variados tipos de produtos, ler notícias, ouvir podcasts, assistir a vídeos, etc. 

O que isso significa? Que se você ainda duvida, agora é hora de entender de vez que os negócios estão sendo fechados no âmbito online. E que faturam mais aqueles que se posicionam com eficácia, criatividade, inteligência e profissionalismo. Isso quer dizer que não dá para administrar o Instagram de seu negócio como faz com seu perfil pessoal. Se você está indo por essa direção, pare já! 

Dicas para aplicar marketing para MEI 

Agora que entendemos a importância de agir com profissionalismo e estratégia, vejamos como preparar sua empresa na internet. Listamos dicas com os principais pontos a serem levados em conta no marketing para MEI. São aspectos que trarão presença digital, que é o que precisa. 

Site e blog 

Antes de pensar no “como” é necessário definir e preparar o “o quê”. Em outras palavras, seu negócio deve ter canais otimizados da maneira correta. Não basta apenas ter um site. Sua página tem que estar estruturada a partir de uma interface amigável e de técnicas de SEO (headlines, menus, textos, imagens, vídeos). O mesmo vale para seu blog (e se não tiver, sugerimos criar um). 

Redes sociais 

Como dito anteriormente, as redes sociais de seu negócio requerem uma abordagem profissional. É importante entender em quais delas (Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest…) seu consumidor está e então criar um cronograma estratégico de postagens. A ideia é engajar e, para isso, você precisa corresponder às expectativas do público. Aqui entra a etapa de pesquisar personas e definir: editorias que vendam, identidade visual e tom de voz para se comunicar com o público. Tenha em mente que cada rede social pede um jeito específico de se comunicar. Portanto, estude as abordagens das que trabalhará. 

Mídia paga 

As postagens orgânicas têm um papel importante na manutenção de seu feed, porém, os negócios virão essencialmente da mídia paga. Então, defina um orçamento regular para aplicar em impulsionamento de postagens e anúncios no Google

Os resultados virão de conteúdo pensado estrategicamente, com arte chamativa, enfoque persuasivo e uma chamada para ação inteligente. Por isso, prepare os links certos que direcionarão para as páginas de conversão corretas (landing page, WhatsApp, etc.). 

Ferramentas úteis 

Há ferramentas que o Google disponibiliza gratuitamente para te ajudar a alavancar suas estratégias de marketing para MEI. Aqui vão algumas delas: 

  • Google Analytics: voltada ao monitoramento da performance do seu site. Produz dados como volume de visitantes, origem de tráfego e páginas mais acessadas. 
  • Google Trends: pesquisa de palavras-chave e do interesse por termos. 
  • Google Alerts: mostra as redes sociais que mais geram tráfego para seu site. 
  • Ajuda do Google Ads: suporte telefônico gratuito para novos anunciantes, disponível de segunda a sexta, das 9h às 19h, pelo número 0800 727 0278. Por ele você pode criar uma nova conta, criar a primeira campanha ou até receber assistência para as novas contas nos primeiros três meses. 
  • Canva.com: ferramenta gratuita de design gráfico para quem não sabe fazer design e permite criar posts para redes sociais, apresentações, cartazes, vídeos e qualquer outro material que você precisar para fazer seu marketing. 

Gostou deste artigo? Caso tenha dúvidas ou ache que precisa de um suporte profissional, fale com a Monolito. Temos toda a expertise para alavancar marketing para MEI.  

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1 ano atrás

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