O mundo mudou. E o marketing também. Na era pós autoajuda, da informação fast-food, listas e guias, tem muita gente procurando o segredo para encontrar clientes. Aquela grande estratégia que vai revolucionar o seu negócio. E surgem inúmeras promessas de vender a “fórmula mágica do marketing” – uma receita que, infelizmente, não é real.
Várias metodologias, teorias e abordagens foram criadas, provadas e (re)formuladas. A principal ideia da área ainda envolve o Mix de Marketing com os 4Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção). Essa teoria apresenta definições fundamentais para uma empresa desenvolver uma estratégia e se posicionar para atingir um público-alvo.
Mas toda essa teoria – que, quando aplicada na prática, demonstra resultados – foi esquecida ou transformada. Hoje, surgem novidades e promessas de estratégias revolucionárias quase que diariamente. Pessoas tentam transformar o seu negócio com um novo ponto de vista (e um punhado de conselhos).
Infelizmente, não existe um segredo infalível para o sucesso das empresas. Quer dizer, até existe. E é o mais antigo segredo do sucesso da humanidade: trabalho duro. No entanto, algumas estratégias e ferramentas podem te ajudar a alcançar o sucesso de forma mais acelerada. Ou, pelo menos, organizada e escalonada.
A relevância do marketing digital
O ambiente digital se tornou referência em diversas frentes do cotidiano. Com o marketing, não é diferente.
O marketing digital permite trabalhar de diferentes maneiras para atingir um determinado público. Isso envolve estratégias ou ferramentas únicas e segmentadas. Um exemplo é o inbound marketing. Essa ferramenta age de maneira diferente e faz com que o consumidor chegue até o negócio. Para isso, são desenvolvidos conteúdos que sejam relevantes e supram algumas das dores dos clientes. Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.
Outro exemplo é o que chamamos de fórmula de lançamento. Propagado no Brasil por Erico Rocha, essa ideia trabalha com um posicionamento estratégico da empresa dentro de um mundo digital. Para isso, ele utiliza algumas estratégias semelhantes ao do inbound marketing. Cria-se conteúdo para o cliente para divulgar algo. Consequentemente, cria-se um engajamento com ele. E esse conteúdo não é simplesmente publicidade. É algo relevante e que realmente faz a diferença para quem o consome.
Porém, mesmo com as vantagens do mundo digital, é importante saber que será preciso olhar nos olhos do seu cliente. Em algum momento, ele deve saber como é importante para o seu negócio. E isso acontece quando você despende sua atenção e o seu tempo para ele.
Olho no olho ainda é o marketing mais poderoso
Naqueles dias em que você precisa fechar um novo negócio, o melhor a fazer é desligar o notebook, guardar o celular e ir bater na porta do seu cliente. Mas seja breve! Mostre que você valoriza o tempo do seu cliente – e o seu tempo também. Tenha uma conversa objetiva, mas sem ser agressivo. Se você tiver dúvidas em como fazer isso, experimente a sinceridade. O que de pior pode acontecer se você disser ao seu cliente potencial algo como:
“Eu quero fazer negócios com você. Quero que você me diga o que espera de um parceiro como eu para que eu resolva o seu problema“.
Embora você possa – e deva – utilizar ferramentas e estratégias, a responsabilidade do sucesso do seu negócio é intransferível. O grande segredo para o sucesso está em suas mãos. Mas isso não é segredo. Ou é?