Marketing esportivo funciona para pequenas empresas?       

marketing esportivo

Se você tem um pequeno negócio e acha que para investir no marketing esportivo é preciso dispor de grandes orçamentos, acompanhe este conteúdo e mude de ideia!    

O marketing esportivo é, digamos, um dos braços do marketing. Representa um segmento que agrega um grande potencial de trazer novas oportunidades e clientes para as empresas. 

Mas, num primeiro momento, pode parecer que esse tipo de estratégia seja reservada apenas às grandes corporações que podem fazer altos investimentos.  

Mas este é um grande erro! 

Pequenos negócios e marcas com menos visibilidade também podem usufruir dos benefícios que o marketing esportivo traz. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.  

Continue a leitura e confira: 

  • O que é o marketing esportivo? 
  • Por que o marketing esportivo funciona? 
  • Estratégias para aplicar em pequenas empresas  

O que é o marketing esportivo? 

Entende-se como marketing esportivo estratégias de marketing aplicadas em qualquer produto da indústria do esporte.  

E nesse sentido, a indústria do esporte é bem ampla e pode ser configurada por qualquer bem, serviço, lugar ou até mesmo uma ideia relacionada ao esporte, universo fitness ou mesmo recreação.  

O objeto direto do marketing esportivo é o esporte, isso é um fato. A partir dele é possível gerar novas oportunidades de negócios usando-o como uma ferramenta para aplicar as estratégias do “marketing convencional”.  

Por que o marketing esportivo funciona? 

O esporte, de maneira geral, mexe com as emoções das pessoas. 

Talvez você que está lendo este artigo seja um torcedor ou torcedora que acompanha todas as partidas e resultados do seu time de futebol e entenda bem o que estamos dizendo.  

Falamos do futebol por ele ser a paixão nacional. Mas não para por aí, temos vários esportes que mexem com o coração das pessoas. Basta pensar nas Olimpíadas, por exemplo.  

E quando uma pessoa gosta muito de um esporte, é provável que ela queira adquirir produtos relacionados a ele. Além de prestar atenção nas empresas que o patrocinam e tenham alguma relação.  

E é exatamente por isso (mas não apenas) que o marketing esportivo funciona.  

Estratégias para aplicar em pequenas empresas  

Agora que você já entendeu o conceito e porque ele funciona, vamos te mostrar de forma prática como pode ser incorporado em pequenas empresas.  

Adiantamos isso, mas vamos afirmar novamente: não é necessário dispor de orçamentos milionários para colocar essa estratégia em prática.  

Confira duas dicas que vão te ajudar a começar:  

  1. Primeiro tenha certeza que investir em atletas, times ou eventos esportivos faz sentido para a sua empresa. Para entender isso você pode se fazer alguns questionamentos: sua empresa quer fomentar negócios em determinada região/comunidade? Sua organização se identifica com o esporte que deseja investir? Qual será a importância deste patrocínio?  
  1. A segunda coisa a ser levada em consideração é entender qual será o objetivo da sua ação. O marketing esportivo requer um planejamento como qualquer outra prática de divulgação; e o primeiro passo é determinar se sua empresa vai usar essa ferramenta para contar sua história, vender de forma direta ou mesmo estreitar o relacionamento com seu público.  

Agora que você tem os princípios básicos para começar a pensar no assunto, vamos apresentar algumas opções acessíveis que vão ajudar a sua empresa a adentrar nesse universo de uma vez por todas.  

É claro que dependendo da natureza do seu negócio, algumas opções farão mais sentido e outras menos. Nosso objetivo aqui é apenas te mostrar que essas possibilidades existem, confira:  

  • Patrocinar o time de futebol ou atletas da cidade – Isso pode ajudar a sua empresa a conversar diretamente com a comunidade local, além de mostrar que estão incentivando e apoiando as pessoas e os times.  
  • Doar uniformes estampados com sua logomarca para times amadores – Além dos benefícios listados acima, você terá a vantagem de ter sua marca sendo exposta sempre que tiver um jogo ou mesmo treino do time.  
  • Patrocinar corridas de rua – Ao patrocinar corridas de rua você garante uma grande exposição de marca. Patrocinar atletas de esportes individuais com potencial a participações em campeonatos. Sua marca pode aparecer no pódio de um campeonato regional ou nacional de judô, tênis de mesa ou atletismo, por exemplo. 

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a entender as nuances do marketing esportivo. Continue aprendendo sobre assuntos que ajudam a sua empresa em nosso blog

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