Sua estratégia de Marketing Digital não está trazendo o retorno esperado? Se esse é o caso da sua empresa, leia esse conteúdo e saiba como reverter o quadro!
Sua estratégia não está trazendo o retorno esperado e isso te faz pensar que o Marketing Digital é furada?
Se isso está acontecendo com a sua empresa saiba que o Marketing Digital funciona e é muito provável que esteja investindo esforços da maneira errada.
Continue a leitura deste conteúdo para entender os principais erros cometidos pelas empresas na hora de colocar em prática as ações focadas no ambiente digital.
Veja o que abordaremos neste artigo e promova a transformação que sua empresa precisa!
- O Marketing Digital é furada?
- 11 erros cometidos no Marketing Digital
- Vire a chave agora mesmo
O Marketing Digital é furada?
Para quem se pergunta se o Marketing Digital é furada, nós afirmamos que não é! Ao contrário, quando aplicado corretamente pode trazer resultados expressivos.
O problema é que muitas vezes as empresas começam a investir no ambiente digital pensando que o retorno virá de maneira rápida, quase como um milagre.
Mas isso é um grande mito, pois as ações de Marketing Digital requerem planejamento, estratégia, constância e, acima de tudo, paciência para que os resultados cheguem.
Por outro lado, alguns erros podem sim estar te impedindo de ter o sucesso online que muitas organizações alcançam.
Listamos no próximo tópico os 11 principais erros cometidos pelas empresas, assim você conseguirá fazer um autodiagnóstico e poderá ajustar a rota.
11 erros cometidos no Marketing Digital
1. Não conhecer seu cliente
O primeiro grande erro cometido pelas empresas no ambiente digital é não conhecer seu cliente. Isso significa que as ações não estarão em sinergia com os desejos e dores do público-alvo e, assim, você estará investindo esforços e dinheiro em vão.
2. Não fazer um planejamento
Se engana quem pensa que o Marketing Digital é simples de implementar, na verdade para que as ações tragam resultados é preciso ter um planejamento completo e objetivos claros.
3. Não definir as personas de seu negócio
Não basta conhecer seu cliente superficialmente, é necessário definir as personas do seu negócio. Só assim a comunicação com seu público-alvo será personalizada de verdade.
4. Querer vender logo de cara
Se sua empresa está investindo no ambiente digital é fundamental aplicar os conceitos do Inbound Marketing, respeitando as etapas do funil e oferecendo os conteúdos certos para cada fase do seu lead.
5. Ignorar a jornada do cliente
Esse erro está diretamente ligado ao anterior, a jornada do cliente é dividida em 3 fases: descoberta, consideração e decisão. Em cada uma delas é necessário pensar e executar ações específicas.
6. Querer estar em todos os canais
No momento do planejamento você deve se perguntar: quais canais e redes sociais fazem sentido para meu negócio? Onde estão meus clientes? O que eles mais consomem e acessam?
Não adianta querer “abraçar o mundo” e não executar bem as suas ações. Por isso, selecione onde sua empresa quer estar presente e foque todos os seus esforços.
7. Achar que e-mail marketing é coisa do passado
O e-mail marketing continua sendo uma poderosa estratégia de Marketing Digital e contato com clientes. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de comunicações e fazer com que seu domínio caia em spam, além de deixar uma péssima impressão para sua audiência.
8. Não investir em anúncios
A mídia paga é um fator-chave para quem deseja crescer e aumentar a receita das empresas, mas não basta criar um anúncio. Uma campanha precisa ser segmentada estrategicamente para trazer retorno.
9. Esquecer a automação
A automação é um grande facilitador, pois ao criar fluxos você garante, por exemplo, a nutrição de seus leads ou a sua evolução no funil sem que haja a necessidade de grandes esforços diários.
10. Não aplicar o SEO
É quase impossível ranquear artigos do seu blog sem entender e aplicar estratégias de SEO. Pensar em palavras-chave, por exemplo, pode garantir um bom tráfego para seu site e isso abre portas para novos negócios.
Mas lembre-se, tudo deve estar amarrado. Não basta seu blog post ranquear bem se você não direcionar esse visitante para converter em uma landing page de e-book, por exemplo.
11. Pensar que o conteúdo é um mero detalhe
Aqui é onde a grande maioria das empresas peca! O conteúdo deve ser tratado como o pilar de qualquer estratégia de Marketing Digital. Se a sua organização não produz conteúdo relevante, é pouco provável que obtenha sucesso.
Vire a chave agora mesmo
Agora que você já entendeu que o Marketing Digital não é furada e conheceu os principais erros que podem estar afastando sua empresa do sucesso no ambiente online, é o momento de fazer os ajustes necessários.
Se ainda assim não souber bem por onde começar essa transformação, conte com a gente! A Monolito tem a expertise que sua empresa precisa para alavancar resultados.
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