Marketing de canais: o poder das parcerias

Marketing de Canais O poder das parcerias

Saiba por que o marketing de canais pode beneficiar uma grande variedade de profissionais e seus clientes.

O marketing de canais se tornou uma maneira mais estruturada para se trabalhar as indicações e os relacionamentos entre diversas atividades profissionais. Uma sistemática que vem ganhando cada vez mais espaço porque promove uma relação de ganha-ganha, em que os profissionais conseguem vender os seus serviços e seus clientes podem encontrar tudo em um lugar só, trazendo praticidade e comodidade. É uma forma de gerar negócios vista com muita frequência no ramo de eventos, arquitetura, marketing, mas que pode ser aplicada a muitos outros.

Você vai ver neste artigo:

  • O que é marketing de canais
  • Exemplos de marketing de canais
  • Modelo de marketing de canais

O que é marketing de canais?

O marketing de canais é uma forma de estabelecer parcerias e prestar serviços em uma cadeia até o cliente final. É uma forma de terceirização baseada em canais de atração e consolidação das parcerias. Um dos grandes diferenciais deste tipo de marketing é que não se trabalham marcas, mas sim a capacidade de estabelecer relações comerciais de qualidade para se tornarem duradouras. Uma reputação profissional não é tão simples para ser conquistada, leva tempo, mas uma vez consolidada se torna fácil de ser mantida gerando negócios.

Exemplos de marketing de canais

Entenda melhor como funciona o marketing de canais com alguns exemplos:

Eventos

Imagine todos os fornecedores envolvidos em uma festa de casamento. Por onde o cliente começa essa busca? Muito provavelmente por um trabalho de cerimonial, que pode ser um canal de atração para a contratação de salão de festas, fotógrafo, decoração, etc. Portanto, um fotógrafo e um decorador podem estabelecer um relacionamento com diversos cerimonialistas para gerar negócios.

Arquitetura

Da mesma forma acontece com os serviços de construção, arquitetura e design de interiores. Na construção de uma casa, o arquiteto também funciona como um canal de atração para terceirizar serviços a diversos outros profissionais para a aplicação do gesso, instalação de vidros, armários, realização de projeto paisagístico. Os arquitetos também são porta de entrada aos profissionais de design de interiores, que fazem os projetos de decoração personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.

Marketing

Uma agência de marketing também pode envolver serviços relacionados à atividade e funciona como canal para webdesigners, gráficas, ferramentas para automatização de vendas, entre tantos outros fornecedores.

Modelos de marketing de canais

A depender do tipo de serviço as parcerias não se limitam a uma simples indicação. Serviços com diferenciais podem ser oferecidos com exclusividade pelas atividades que centralizam o marketing de canais. Neste tipo de relacionamento o que deve estar sempre em primeiro lugar é a satisfação do cliente. Por isso é importante manter seus canais sempre motivados e monitorar a qualidade do atendimento, já que este profissional também irá agregar valor ao seu trabalho.

Com a profissionalização deste ramo do marketing, existem agências de marketing de canais que além do serviço tradicional de atração e relacionamento, também oferecem apoio com sistemas de gestão, bancos de dados, comunicação e análise de negócios. O crescimento e a especialização do marketing de canais confirmam a importância das parcerias para manter os profissionais e a cadeia de negócios ativos.

Comentários (1)

Deixe um comentário