Mapa de empatia: o que é e como funciona?     

Mapa de empatia

Conhecer bem os clientes é fundamental para as empresas e o mapa de empatia facilita esse processo. Confira como neste artigo!  

Não é segredo para ninguém que conhecer bem os consumidores é básico para qualquer empresa que deseja crescer e se consolidar no mercado. Existem muitas técnicas e ferramentas para isso e hoje vamos falar do mapa de empatia.  

De uma forma muito resumida, empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Mas como isso se relaciona com o mundo corporativo?  

É exatamente isso (e muito mais!) que vamos abordar neste conteúdo! Continue a leitura e confira: 

  • O que é o mapa de empatia? 
  • Para que serve? 
  • 5 passos para preencher um mapa de empatia  

O que é o mapa de empatia?  

O mapa de empatia é uma ferramenta que se vale justamente da empatia para analisar os contextos e sentimentos das pessoas, com isso é possível traçar um panorama dos seus desejos e necessidades.  

Como falamos na introdução deste conteúdo, empatia significa ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e quando você faz isso pensando em interpretar e compreender seus clientes, fica muito mais fácil oferecer o que eles realmente precisam.  

O diagrama pode ser feito em uma lousa, quadro, papel ou mesmo com o auxílio de algum programa de computador e estabelece algumas perguntas-chave sobre o cliente, são elas: 

  • O que pensa e sente? 
  • O que vê? 
  • O que ouve? 
  • O que fala e faz? 
  • Quais são as suas dores? 
  • Quais são as suas necessidades? 

Para que serve? 

Sem sombra de dúvidas a principal função do mapa de empatia é ajudar as empresas a entender melhor seus clientes e com isso fazer com que elas consigam se conectar com eles e oferecer as melhores soluções.  

Além disso, ele facilita a criação de personas. Uma outra estratégia primordial para as organizações que desejam conhecer seus consumidores.  

Por ser uma ferramenta facilmente aplicável e com um baixo custo, o mapa de empatia pode ser aplicado em empresas de diversos portes e sua eficácia depende das informações disponíveis e de como são interpretadas.  

5 passos para preencher um mapa de empatia  

Agora você já sabe o que é o mapa de empatia e conhece a sua importância para os negócios, então é o momento de colocar a “mão na massa”. Para facilitar sua vida vamos listar 5 passos fundamentais para preencher o diagrama.  

O processo consiste, basicamente, em responder às perguntas que listamos no primeiro tópico, mas vamos mostrar na prática. Confira.  

1. O que pensa e sente? 

Esse campo do mapa de empatia está diretamente ligado às ideias que seu produto/serviço despertam nos clientes e para respondê-lo é preciso investigar os aspectos emocionais da sua persona.  
 

Perguntas para nortear o preenchimento: 

  • Quais são seus anseios e preocupações? 
  • O que sonha realizar? 
  • Como se sente no mundo? 
  • O que influencia seus pensamentos?  

2. O que ouve? 

É meio óbvio que aqui você precisa interpretar e compreender o que seu cliente ouve, mas saindo do trivial tente ir além dos estímulos sonoros. Isso pode ser feito analisando quem influencia essa pessoa e quais meios de comunicação ela mais dá crédito.  
 

Perguntas para nortear o preenchimento: 

  • Quais pessoas influenciam sua persona? 
  • Quais veículos de comunicação ela consome? 
  • Quem são seus ídolos? 
  • Quais são suas marcas favoritas? 

3. O que vê? 

Nós vemos muita coisa em um único dia e ainda mais com o celular sempre à mão trazendo um mundo de possibilidades. Aqui você precisa tentar identificar o que chama a atenção de seus clientes e como eles enxergam o mundo.  
 

Perguntas para nortear o preenchimento: 

  • Qual o contexto da sua persona? 
  • Quais sites, redes sociais, mídias offline, livros ela consome? 
  • Como são e quem são seus amigos e familiares? 

4. O que fala e faz? 

Para responder esse quadrante é necessário observar sua persona para entender como ela se comporta publicamente, como toma decisões e se o que diz é coerente com a forma como age.  
 

 Perguntas para nortear o preenchimento: 

  • Como age e fala publicamente? 
  • Qual linguagem usa? 
  • Como se comporta nas redes sociais? 

5. Quais suas dores e necessidades?  

Aqui uma coisa leva à outra, ou seja, ao entender suas dores automaticamente você vai ter clareza das necessidades da sua persona e poderá encaixar a sua empresa e as soluções que ela pode oferecer. 
 

Perguntas para nortear o preenchimento: 

  • Quais são suas preocupações e dores? 
  • O que deseja resolver? 
  • Quais são os obstáculos? 
  • Onde ela quer chegar? 

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