Indústria 4.0 e o papel do marketing digital

A indústria 4.0 é considerada a quarta revolução industrial. Robôs e processos automatizados hoje são capazes de executar operações sofisticadas baseadas em inteligência artificial. Utilizar equipamentos integrados em processos automatizados representam um maior ganho de produtividade, redução de custos e chances menores de erros. Todos esses fatores aumentam a competitividade da indústria, mantendo-a viva no mercado e atendendo as demandas de seus clientes.


Entre os pilares da indústria 4.0 estão a Internet das Coisas e o Big Data. Chamada internacionalmente de IoT, a internet das coisas é uma revolução na integração de diversos tipos de sistemas. A troca de dados entre computadores e máquinas, baseada em inteligência artificial, propicia a criação de um ecossistema poderoso capaz de executar diversos tipos de operações.   

Indústria 4.0 e o marketing digital

E o que o marketing digital tem a ver com a indústria 4.0? É possível automatizar uma série de processos e segmentar com muito mais precisão o público-alvo com as tecnologias desenvolvidas para o marketing digital. O inbound marketing reúne algumas etapas para aumentar o engajamento dos clientes, maior visibilidade e reconhecimento da marca, entre outras.  

Para fortalecer o branding e estar presente na mente das pessoas como uma empresa inovadora, o marketing digital possui uma série de ferramentas para ampliar o potencial da comunicação. Confira alguns exemplos:

CRM Marketing

CRM é a sigla do termo em inglês customer relationship management, ou seja, gestão do relacionamento com o cliente. Há plataformas que oferecem esses serviços, como o  SalesForce e o Moskit, que auxiliam a manter contato de forma organizada, entre as empresas e seus clientes, mas o grande desafio é extrapolar o aspecto mais usual do conceito e utilizar o CRM Marketing em sua melhor forma, que é o uso intenso dos dados de consumo e comportamento obtidos dos clientes para direcionar as ações de marketing. Ótimos exemplos são os programas de fidelidade estilo “Cliente Mais” que os grandes grupos varejistas trabalham, que rastreia todas suas compras e preferências para compreender melhor o que oferecer para você.

Análises de métricas

Seguindo a mesma linha da dica anterior, medir os resultados de investimentos feitos em campanhas na web é fundamental para garantir a eficiência do recurso e traçar novas estratégias de comunicação. Blogs, sites e redes sociais, todos devem passar por uma criteriosa avaliação para medir o ROI, o retorno sobre investimento, e conferir se o resultado bateu com os objetivos. Diferente do CRM Marketing, que é uma iniciativa mais complexa, utilizar as métricas dos seus canais digitais, é bastante viável e necessário.

SEO e marketing de conteúdo

Com a onipresença do Google e o hábito já instintivo de pesquisa tudo e qualquer coisa na internet, é necessário trabalhar de forma pensada cada palavra-chave utilizada no conteúdo na internet para aumentar a chance do público-alvo encontrar a empresa na internet. Por isso, é importante investir em marketing de conteúdo, em textos com temas de interesse relacionados ao negócio, para atrair cada vez mais a audiência e gerar conversões.

e-commerce

Compras pela internet já nem pode ser considerado moderno, mas o poder das lojas virtuais tende a aumentar cada vez mais. Os sites de e-commerce fornecem informações valiosas sobre o comportamento e interesses do consumidor e potenciais clientes. Baseado nestas informações, a área de marketing pode gerar processos automatizados para manter contato com os clientes por diversas plataformas (e-mail, aplicativos, redes sociais) e com atualizações frequentes para medir o impacto das novidades no público-alvo.  

Mobile marketing

Nada mais é do que aplicativos de smartphones que permitem enviar alertas aos clientes com destaques da empresa. Essas plataformas criam um relacionamento e podem coletar uma série de dados para basear campanhas futuras e adaptar as mensagens ao perfil do público.

Portanto, o marketing digital pode andar lado a lado com a indústria 4.0 e suas ferramentas são soluções com grande potencial para alavancar os negócios e posicionar a empresa com um conteúdo segmentado, de acordo com o seu público e suas demandas.

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