Google Trends: sua ferramenta para converter mais

Google Trends - sua ferramenta para converter maisGoogle Trends - sua ferramenta para converter mais

Bom seria se tivéssemos uma maneira de reunir os dados de que precisamos para estruturar uma estratégia, não é mesmo? Mas aí é que está: essa ferramenta já existe, é o Google Trends. Se seu negócio ainda não utiliza, está na hora de rever suas ações.

Neste artigo abordaremos:

  • O que é Google Trends?
  • Funciona assim
  • Por que usar o Google Trends?
  • Mãos à obra

O que é Google Trends?

Uma boa estratégia de marketing digital depende de dados qualificados para conquistar os melhores resultados. Isso inclui produzir conteúdo relevante para alimentar as personas, usando técnicas como a de SEO (search engine optimization). E foi pensando em potencializar estratégias que surgiu o Google Trends.

Essa ferramenta permite que se conheça mais a fundo o perfil do consumidor e, assim, defina suas personas. Você tem a chance de pesquisar as melhores palavras-chave, comparar a eficiência das palavras, visualizar as regiões com mais procura por determinado termo, tendências. Ou seja, é uma mina de ouro para ganhar engajamento e autoridade.

Funciona assim

O Google é o maior site de buscas do mundo. Logo, seu banco de dados é gigantesco. Com tantas informações armazenadas e organizadas, uma ferramenta como o Google Trends aproveita todo esse potencial sem dificuldade. Há um vasto campo para estruturar ações com assertividade.

O usuário encontra uma série de funcionalidades para trabalhar com mais precisão. Assim, as pesquisas podem ser norteadas por:

  • localização: desempenho dentro do raio de uma cidade ou de áreas bem maiores, como o próprio planeta;
  • tempo: analise o engajamento para determinado assunto ao longo da última hora ou em períodos maiores, que se estendam a, no máximo, 2004;
  • segmentação: defina temas e tenha um retrato sobre o interesse que despertam;
  • tipo de busca: como um assunto foi pesquisado – por meio de uma notícia, uma imagem, pelo YouTube

Para completar, em todo fim de ano é emitido um relatório com as principais tendências de busca no que se refere a palavras-chave.

Por que usar o Google Trends?

De forma prática, a maioria das informações que sua estratégia precisa pode ser conseguida com o Google Trends. O alicerce de suas ações está todo ali! Depois, é acompanhar e ajustar a campanha até conquistar os resultados desejados.

Como assim?

É o que veremos abaixo:

Conteúdo que engaja

A grande dificuldade na hora de produzir o que será postado é criar material que gere engajamento. Em marketing de conteúdo, isso também faz parte do quesito qualidade.

Com a possibilidade de verificar as palavras-chave mais pesquisadas, os redatores têm direções certeiras para explorar. A consequência são artigos, vídeos, e-books, entre outros materiais, que despertam interesse do público. E vale destacar: público de todas as etapas do funil de vendas.

Enfim, você oferece aquilo que sua persona quer.

Tendências

A rotina de um negócio na internet exige atualização constante. O comportamento de consumo vive em transformação. Portanto, suas estratégias devem acompanhar esse movimento para seguirem surtindo efeito.

O Google Trends mostra algo valioso aqui: as tendências. Esses dados são uma referência importante para você descobrir o que seu público anda preferindo ou está deixando de lado. Considerando as palavras-chave mais procuradas, dá para enxergar que tipo de produtos, assuntos ou serviços oferecer.

Melhores termos

Mais do que identificar tendências, essa ferramenta te auxilia a otimizar a abordagem. Escolher headlines eficazes e usar os gatilhos mentais adequados têm grande influência nos resultados. Porém, você consegue ir além e escolher os termos com maior apelo.

Dá para comparar palavras e escolhe as que estão atraindo mais cliques. São estatísticas para sinônimos daquilo que quer usar em seu texto. Sim, um termo na frase que usará numa arte faz toda a diferença!

De olho na concorrência

Também é possível fazer um levantamento sobre seus concorrentes e analisar como seu negócio deve se portar. Pesquise, por exemplo, os termos em alta, os destaques das pesquisas, o que mais tem gerado interesse. Coisas assim. Se a competitividade anda acirrada, nada melhor do que jogar de igual para igual em seu nicho de atuação.

Calendário editorial

Com a ferramenta abordada neste artigo, você cria um calendário editorial mais preciso. Isso ocorre por conta das análises que são feitas acerca dos picos de interesse em relação a determinado assunto. Dessa forma, você tira mais proveito de seu orçamento, além de garantir um ROI melhor.

Mãos à obra

Num primeiro momento, o Google Trends parece complexo demais. Entretanto, não se trata de um bicho de 7 cabeças. Logo suas estratégias estarão usufruindo dos inúmeros benefícios que se tem com a ferramenta.

Se mesmo assim você achar que ainda não tem conhecimento suficiente para aproveitá-lo, conte conosco. A Monolito tem experiência e certamente poderá te colocar em outro patamar de resultados.

Deixe um comentário