Google Search Console: como otimizar seu site?       

google search console

Conheça todos os detalhes do Google Search Console e veja como usar a ferramenta para otimizar o site da sua empresa.        

Existem diversas ferramentas que facilitam a vida das empresas, principalmente aquelas que focam suas atividades de marketing no ambiente digital. E hoje vamos falar do Google Search Console.  

Ela é fundamental para quem deseja entender os acessos do site, as principais buscas e o SEO em si.  
 

Continue a leitura e confira: 

  • O que é o Google Search Console? 
  • Quais são as suas funcionalidades? 
  • 5 relatórios para acompanhar na ferramenta  
     

O que é o Google Search Console? 

O Google Search Console é uma ferramenta do Google, criada em 2015 com o objetivo de analisar o tráfego, desempenho em pesquisas e otimização de um site.  
 

Caso o desempenho do site não esteja satisfatório a plataforma oferece algumas opções de melhoria para alterar o cenário e corrigir os problemas que estão ocasionando a queda na performance. 
 

Tem como característica principal uma interface simples, fazendo com que a sua utilização seja possível para profissionais com pouca experiência nesse tipo de plataforma ou mesmo empreendedores que precisam entender um pouco de cada coisa.  
 

Quais são as suas funcionalidades? 

O Google Search Console possui algumas funcionalidades que propiciam o atingimento de seu objetivo principal: otimizar os sites das empresas.  

As funcionalidades oferecidas pelo Google Search Console possibilitam:  

  • Ter uma visão do desempenho de seu site, contemplando: cliques de pesquisa, indexação das páginas, experiência na página e possibilidades de melhorias; 
  • Fazer a inspeção da URL e isso mostra se a página tem chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google; 
  • Analisar o desempenho da página: aqui é possível explorar o total de cliques, impressões, CTR, posição média da página, consultas, páginas mais acessadas, países dos usuários, dentre outros pontos; 
  • Existe um campo dedicado a mostrar quais são as páginas indexadas e quais não, além de apresentar os motivos e opções para correção dos problemas; 
  • Entender como é a experiência de seus clientes no celular e computador e formas de corrigir as falhas. 
     

5 relatórios para acompanhar na ferramenta  

Agora que você já sabe o que é o Google Search Console e suas funcionalidades básicas, vamos mostrar quais relatórios acompanhar quando se deseja melhorar o desempenho do site e fazer otimizações de SEO.  

1. Desempenho 

Como não poderia deixar de ser, o relatório de desempenho é um dos mais importantes. Ao analisá-lo você poderá entender as principais buscas, posição de suas páginas no Google, impressões, cliques, CTR etc.  

2. Visão geral 

Esse é um dos relatórios mais simples dos fornecidos pela ferramenta, nele é possível ter um overview da performance de seu site e indexação das páginas. 

3. Índice 

Se a sua página não for indexada pelo Google, ela não aparecerá nas pesquisas orgânicas e seu trabalho de SEO será “em vão”. Por isso este relatório é muito importante, utilize para entender quais páginas não estão indexando, os motivos e sugestões de melhorias.  

4. Experiência 

Este relatório é poderoso para quem quer entender a experiência dos usuários em seu site quando acessam pelo computador ou celular. Também é possível comparar as impressões dela com relação a outros websites. Além disso, a ferramenta mostra pontos de melhorias. 

5. Melhorias 

É neste relatório que apareceram os erros relacionados aos dados estruturados de seu site, sendo possível compreender o que ocasionou cada um dos problemas e formas de reverter a situação.  

Bônus: acompanhe as métricas de perto 
 

Além de analisar os dados dos relatórios acima é fundamental que você acompanhe de perto as métricas fornecidas pelo Google Search Console. Elas trazem informações valiosas para quem quer melhorar a presença e atuação no ambiente digital. 
 
Se atente sempre ao número de impressões, taxa de cliques, CTR e a posição média de sua página. Ao levar esses números em consideração, você consegue entender se o seu site está tendo ou não um bom desempenho.  
 

Além de conseguir mensurar de perto se os seus esforços de SEO estão trazendo resultados ou não, e como melhorá-los.  

** 

Gostou do conteúdo? Esperamos que agora você já saiba tudo sobre o Google Search Console e como ele pode ajudar a otimizar o site da sua empresa.  
 

Se quiser continuar aprendendo sobre assuntos que vão ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, acesse nosso blog

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