A ampla conexão entre pessoas estabelecida pelas redes sociais se abriu para as empresas como uma nova forma de fazer negócios. Facebook, Instagram, blogs, marketing de conteúdo, anúncios no Google, enfim, a lista de possibilidades para aparecer na internet é extensa. Mas fazer com quem uma determinada marca ou produto tenha relevância na rede não é uma tarefa simples. É preciso elaborar uma comunicação inovadora, que transmita uma informação de maneira eficaz, que emocione, que faça rir, enfim, que tenha diferenciais que chamem a atenção do usuário das redes. Para alcançar esses objetivos é fundamental contar com um trabalho de profissionais.
Uma agência de marketing digital reúne diversos tipos de profissionais que são qualificados para toda a gestão do processo: planejamento, execução, anúncios, monitoramento e mensuração. Por isso, se a sua empresa deseja investir em marketing digital e tem o objetivo de alcançar resultados sólidos, contratar uma agência pode fazer a diferença e compensar o investimento.
Terceirizar a gestão de redes sociais vale a pena?
A resposta é sim! Uma agência que desenvolve um trabalho qualificado de marketing digital pode ser responsável por vários tipos de serviços. Manter um blog com assuntos relevantes utilizando as palavras-chaves que as pessoas realmente utilizam nas ferramentas de busca, o SEO, criar imagens e vídeos a serem veiculados nas redes sociais, fazer anúncios pagos no Google Adwords ou em outros sites por meio de anúncios display, elaborar promoções ou outras formas de interação com o público para coletar cadastros e manter contato com potenciais clientes, enfim, os recursos são diversos.
Uma equipe interna custa mais
Para executar todas essas ações, as agências podem contar com publicitários, redatores, designers, produtores de foto e vídeo, entre outros. Avalie uma situação em que a sua empresa fique responsável por montar um time com esses profissionais. Ampliar a estrutura do departamento de marketing pode representar um custo que pode vir a não se sustentar com o passar dos anos. O acúmulo das funções dos profissionais do marketing entre as ações cotidianas e as redes sociais também podem não render o resultado esperado. Por falta de tempo e de orçamento as atividades relacionadas a redes sociais podem ficar em segundo plano.
Nada de republicar a mesma coisa em todas as redes sociais
Como cada canal tem perfis de público diferentes e suas particularidades, para aparecer de forma eficiente nas redes é preciso contar com profissionais que façam um trabalho específico para desenvolver a comunicação a cada um deles. Uma foto que faz um grande sucesso no Instagram pode não ser a mais apropriada para o LinkedIn. Um texto escrito pelo departamento técnico da empresa será compreendido por um público leigo? A chance de cair no esquecimento é grande.
Com a consolidação das redes sociais e os constantes investimentos em funcionalidades embutidas nesses canais é praticamente impossível ficar de fora. Delegar estas funções a uma agência certamente fará a diferença na qualidade da comunicação, na mensuração dos resultados e na definição de estratégias para tornar o conteúdo das empresas cada vez mais atraentes e dinâmicos. Terceirizar pode valer a pena!