Elevator Pitch: foque na dor da sua audiência

Uma apresentação de pitch pode trabalhar com diversos elementos dependendo da abordagem e dos objetivos do enunciador. Existem diferentes técnicas ou modelos de pitch. Alguns trabalham com a estruturação de um problema e podem apresentar os benefícios do seu produto ou serviço ou a prova social de que a sua marca é relevante em determinada área. Uma das técnicas de pitch é o elevator pitch, que pode ser traduzido como abordagem de elevador.  Neste artigo, vamos mostrar como o elevator pitch é útil ao te ajudar a descobrir as necessidades da sua audiência.

 

O que é o elevator pitch?

Um elevator pitch é uma apresentação curta e dinâmica. Normalmente, ela é realizada por startups em rodadas de investimento. O ideal é que ela dure até 3 minutos e cative e conquiste o público nesse período de tempo.

A diferença fundamental do elevator pitch para uma apresentação convencional é o nível de síntese necessário para funcionar. Nós já comentamos em outro post que, quanto mais resumida e direta for a sua apresentação, melhor. O segredo aqui é conseguir compreender as necessidades específicas de quem está te ouvindo.

 

Descobrindo as dores da sua audiência

Qualquer produto ou serviço é desenvolvido para suprir as necessidades de uma pessoa. Essa regra no funcionamento do mercado explica os conceitos de oferta e demanda e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Cruzar as necessidades do seu público com o objetivo do seu negócio serve para qualquer apresentação. Mas, para um pitch de pouquíssimos minutos, isso é vital!

O elevator pitch é ideal para você trabalhar com poucas ideias, quando não apenas uma. Estude de forma aprofundada as dores e necessidades da sua audiência, assim como a força do seu produto ou serviço. Seja criterioso e tome foco no argumento que caminha para o seu objetivo e atende aos interesses da outra parte.

Para criar um pitch de sucesso, coloque ideias no papel e vá praticando a sua apresentação até torná-la imbatível.

Isso é essencial para o sucesso do elevator pitch. Nessa apresentação, você tem pouco tempo para conquistar a confiança da sua audiência e trabalhar as necessidades desse público.

 

Coloque no papel as suas ideias e descubra as dores da sua audiência

Ao criar um roteiro e praticar a forma como você vai se apresentar – levando em consideração a entonação da fala, recursos visuais e a autoridade para falar sobre determinado assunto -, tenha certeza de que você será capaz de jogar a isca e fisgar a audiência que realmente é relevante para o seu negócio.

Para o elevator pitch, isso é essencial. Você tem pouco tempo de apresentação, e, quanto mais objetivo, claro e direto for, melhor.

Para isso, é preciso descobrir o que a sua audiência espera ou precisa em relação a um determinado produto ou serviço. Você pode descobrir isso a partir de pesquisas de mercado ou conversas com pessoas do setor.

Veja o seguinte exemplo:

Você precisa convencer seu interlocutor a participar de um workshop sobre gerenciamento do tempo e descobre que a sua audiência é formada por empreendedores de startups que trabalham 14 horas por dia.

Qual seria o objetivo da sua apresentação? Descobrir como a gestão do tempo pode ajudar esses empreendedores. Eles podem querer produzir mais, reduzir o estresse da rotina acelerada, ter mais tempo para hobbies, mais tempo para a família.

Assim, você entende que o apelo da apresentação é despertar um desejo de mudança para a sua audiência.

Como já explicamos, isso é a base para o desenvolvimento de um pitch de sucesso. E o elevator pitch pode ser um desafio interessante para o seu negócio: afinal, vender em 3 minutos uma ideia não é algo simples.

As empresas que conseguem fazer isso desenvolvem grande credibilidade diante da audiência ao mostrar a capacidade de discutir determinado assunto de forma objetiva, clara e dinâmica. Isso oferece o que existe de melhor para um negócio: autoridade e confiança sobre um determinado assunto.