Você busca dicas de vendas para tornar seu processo mais eficiente? Planejamento adequado e uma boa estrutura de vendas são prioridades, afinal mais importante do que vender muito é utilizar o tempo e os recursos com eficiência, o que se traduz em aumento de produtividade. Para seguirem na direção certa, as decisões devem ser tomadas baseadas em dados, o que faz do “achômetro” um péssimo conselheiro. Por isso, invista em processos de análise, estude o feedback e o comportamento dos clientes e revise seus processos de vendas para avaliar se alguma etapa está consumindo tempo e dinheiro acima do necessário.
Confira outras dicas de vendas para aumentar a produtividade
Trabalhe com um nicho
Uma ampla variedade de produtos é aumento de vendas na certa? Não necessariamente. Se a sua empresa se especializar em um nicho específico poderá compreender melhor as demandas e as dores de seus clientes e fazer não apenas uma venda, mas proporcionar uma experiência de compra personalizada, o que terá impacto na fidelização e na recomendação.
Defina o perfil do cliente
Quem é o seu cliente? Em que setor ele trabalha? Quais são seus hábitos? Onde mora? Principalmente, qual é a “dor” desse cliente que você pode resolver? Analisando sua lista de cliente ativos e antigos, é possível traçar um perfil desse cliente e direcionar as estratégias de marketing, treinamento de equipe dentro de uma linha de comunicação adequada aos objetivos da empresa.
Ferramentas e processos automatizados
Há diversas opções no mercado de softwares e plataformas que podem agilizar grande parte das ações envolvidas em um processo de vendas. O CRM, por exemplo, é uma ferramenta que centraliza todas as informações sobre a evolução de um processo de vendas e economiza um tempo precioso que poderia estar sendo desperdiçado em uma análise de planilha do Excel. Teste várias ferramentas e defina as que melhor atendem ao fluxo do seu trabalho.
Especialização do time de vendas
Um erro comum é designar um mesmo profissional para executar os serviços de pré-venda, venda e pós-venda. Com isso, o foco em cada atividade fica prejudicado. Um assistente comercial pode conduzir os primeiros contatos com um cliente potencial, obter as informações iniciais e avaliar se o cliente tem potencial de compra. Um vendedor mais experiente entra no processo para conduzir a negociação e fechar a venda, otimizando seu tempo e valorizando os recursos da empresa.
Observe o timing
Durante as etapas de venda, como a prospecção, a apresentação do produto ou serviço e negociação é preciso definir um tempo a ser investido em cada uma delas e, o mais importante, saber o que falar no momento certo. Por isso que a estruturação do processo de vendas é tão importante, já que prevê as ações certas para cada momento e evita o desperdício de tempo em abordagens que não irão evoluir direcionando a energia para os negócios mais favoráveis.
Analise o processo
Tendo mapeado as etapas do seu processo comercial (reunião inicial, levantamento de necessidades, apresentação de proposta, negociação, etc.) é importante registrar a evolução dos negócios nesse funil. Estes registros permitem analisar em que momento as oportunidades são perdidas, em que etapa um negócio fica por mais tempo estagnado e qual é o tempo médio do ciclo de vendas, apenas para citar alguns exemplos. Registrar as razões pelas quais clientes potenciais não fecham a compra é fundamental para a melhoria dos resultados.