Uma das principais características de qualquer tipo de comunicação é ter um objetivo específico a ser atingido no final. É o que acontece com – uma propaganda, um livro, uma reportagem, um filme, um discurso ou uma apresentação. O sucesso da apresentação só é mensurado se os ouvintes foram capazes de receber a mensagem que você queria passar.
Nós já mostramos que uma apresentação pode fazer a diferença na hora de realizar uma venda. É preciso conhecer as necessidades do seu público, colocar no papel uma ideia e simplificar ao máximo a sua fala. Isso traz mais credibilidade e torna o seu posicionamento ainda mais poderoso.
Neste artigo, vamos mostrar como é importante definir um objetivo para uma apresentação. Você irá descobrir como isso pode mudar a forma como o seu público-alvo recebe a mensagem criada pelo seu negócio.
Defina a jornada da sua apresentação
Você já imaginou se o autor de algum livro bem-sucedido não tivesse em mente a história que ele quisesse contar?
Vamos pensar no caso de fenômenos como Harry Potter ou O Senhor dos Anéis. Os autores dessas sagas construíram uma história para os seus personagens ao trabalhar com elementos que os colocassem numa jornada que tivesse começo, meio e fim.
Esse processo de história é chamado de jornada do herói, e você pode assistir a esse TED bem bacana que explica como funciona esse conceito. Desenvolvido pelo antropólogo Joseph Campbell, esse conceito é divido em três partes:
Partida
Aqui, o herói, que vive em um mundo cotidiano, recebe o chamado à aventura. Em um primeiro momento, ele recusa o chamado. Com a ajuda de algum acontecimento ou criatura, inicia a travessia do primeiro limiar e precisa escapar do primeiro desafio.
Iniciação
Neste segundo momento, o herói passa por uma série de provações e de aprendizados. Ele conhece coisas novas e descobre todo o seu potencial. Ao final, realiza uma grande conquista ao enfrentar um vilão ou encontrar um artefato ou tesouro.
Retorno
Na última parte da jornada, o herói enfrenta as consequências das suas ações e se descobre livre para fazer o que quiser. Ele pode continuar as suas aventuras ou retornar para o seu lar de origem. No trajeto, ele também pode enfrentar novos desafios e voltar mais poderoso e sábio.
Como a jornada do herói pode impactar a minha apresentação?
Pode até parecer meio estranho relacionar a jornada do herói com uma apresentação, mas esse conceito pode te ajudar muito na hora de construir a sua fala. O importante é saber guiar a audiência por um caminho. Para isso, você deve entender as suas necessidades e oferecer soluções através do seu produto ou serviço.
A jornada do herói é uma ferramenta importante. Além de engrandecer o público, permite trilhar um caminho na apresentação que cative a sua audiência e mostre como o seu produto ou serviço pode funcionar como um diferencial.
O conceito de Campbell também é ótimo para te ajudar a definir o objetivo da sua apresentação: se você tem uma nova tecnologia que ajuda a reduzir as despesas com eletricidade na indústria, você pode desenvolver um pitch onde vai trilhar uma jornada com a sua audiência que possui problemas que já foram solucionados por você. O importante é usar a imaginação e ter clareza do objetivo a ser atingido com a sua fala.
Defina um objetivo e seja ouvido
É muito importante que você entenda que definir um objetivo e não perder a intenção da sua apresentação é a principal característica de um pitch de sucesso.
É fácil cair no erro de explicar muito bem suas virtudes e diferenciais competitivos, mas não comunicar aos interlocutores o que você quer que eles façam ou como está se propondo a ajudá-los.
Com a definição clara, será mais fácil construir o discurso direcionado para que a audiência tome a atitude que deseja e trilhe uma jornada ao lado da sua empresa.