CPL: Como calcular e otimizar o custo por lead de suas ações

Quando se trata de pagamento por lead, quem trabalha com marketing digital e aquisição de leads fica com o dilema de quanto deve ser o custo por cada um.

Se está lendo este artigo, você já deve saber que leads são os contatos que demonstraram interesse pelo serviço ou produto de sua empresa. Para isso, teve que gastar em marketing digital.

O Custo por Lead (CPL) é um cálculo feito para saber quanto se gasta por lead. Este cálculo é feito da seguinte maneira: divide o que foi investido em marketing digital pelo número de leads gerados na fonte de tráfego.

Este cálculo é necessário para que possa saber de que forma deve investir melhor em seu negócio, trazendo o crescimento da empresa.

Muitos pontos permeiam esta questão e neste artigo iremos te mostrar qual é o CPL aceitável para seu negócio a partir dos tópicos:

• Qual o custo ideal por lead?

• Por que Devo Calcular o Custo Por Lead?

• Como Reduzir o Custo Por Lead?

Qual o custo ideal por lead?

Primeiro, é necessário entender que há outras métricas de negócios que funcionam em conjunto com o Custo por Lead e auxiliam no acompanhamento do investimento e retorno de seu negócio. Veja abaixo:

  • CPC (Custo por Clique): custo médio de quantos cliques uma campanha patrocinada teve.


Se calcula da seguinte forma: vamos considerar que seu anúncio teve 100 cliques, e o custo total foi de R$24,00. Divide o custo total pelo número de cliques e chega ao valor do custo por clique que é R$0,24.

Forma

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  • LPV (Lead por Venda): se calcula o Número de Leads / Número de Vendas obterá a quantidade de leads que é preciso para que ocorra uma conversão ou venda.

Por exemplo, se a sua empresa precisa de 15 leads e somente 3 convertem no mês, você tem um LPV de 5,0.

Forma

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  • CPV (Custo por Venda): é o valor do Custo por Lead e Lead por Venda juntos (sem incluir o custo de equipe de vendas, produção e outros parâmetros)

Se calcula desta forma: Custo Por Lead (CPL) x Lead Por Venda (LPV). Utilizando os exemplos acima, se você tem o CPL de R$0,24 e o LPV de 5,0 o CPV dá a multiplicação de R$1,20.

Forma

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Na verdade, o valor do lead não é suficiente para saber se o preço é alto ou baixo. O correto a realizar é pensar no seu negócio em si e fazer suas próprias contas, colocando na balança quantos leads são necessários para efetuar uma venda. Depois de saber isso, precisa compreender qual sua margem de lucro para ter um teto de quanto poderá gastar.

O fato é que o CPL vai depender do tipo de negócio que você administrar e das estratégias utilizadas para realizar os leads.

Por que Devo Calcular o Custo Por Lead?

Você pode ser freelancer, empreendedor ou dono de agência. Se quiser contratar um trabalho de marketing digital, tem que saber que muitos estudos são feitos para esse serviço, como entender a persona, otimização do site para SEO, criação de conteúdo, mídia paga e vários outros parâmetros. Mas estas métricas, apenas são algumas das coisas para uma boa ideia do custo por lead.

Por isso que o CPL existe, para responder as dúvidas do que não está gerando lead ou daqueles leads que não são qualificados. A partir do momento que o CPL é compreendido, você consegue montar novas estratégias para um melhor resultado.

Como Reduzir o Custo Por Lead?

É importante salientar que não há nada que diga se o Custo por Lead é caro ou barato. Porém, você pode começar a avaliar seu valor por meio de alguns parâmetros como:

  • O tipo e objetivo do negócio;
  • Qual o ticket da empresa;
  • Qualificação de persona;
  • O custo por produto e outras métricas.

No entanto, independentemente do valor que custe o seu lead é imprescindível criar e reforçar estratégias que tornem o lead mais em conta.

Você pode pensar inicialmente em que formatos e em que modelos de marketing tem de investir.

As principais táticas para gerar leads são:

Há pesquisas que afirmam que ações em blogs, SEO e mídias sociais trazem um Custo por Lead 61% menor do que os Leads gerados, por outras táticas como investir em anúncio pago. Pesquisas apontam que leads gerados por meio de Inbound Marketing tem um CPL 3 vezes menor. Portanto, saber sobre as estratégias principais, fará com que os leads gerados deem resultados orgânicos.

Para saber se você está realizando um lead que dê lucro, deve checar seu ROI (retorno sobre o investimento), para descobrir se deve ou não mudar a forma de conseguir clientes. Analise seu lead hoje mesmo, assim sua empresa irá atrair clientes por um valor que cabe no seu bolso.

Continue acompanhando os conteúdos da agência Monolito para implementar marketing digital na sua empresa.

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