Se preparar para vender em feiras e eventos é extremamente importante. Após todo o investimento feito na locação do espaço, design do estande, contratação de pessoal e confecção do material, é frustrante chegar a um evento e não bater a meta de vendas (isso quando há uma meta estipulada). Confira algumas dicas para oferecer um bom atendimento no estande e deixar o cliente bem impressionado e satisfeito.
Como vender em feiras e eventos
Qualifique as oportunidades
Entender rapidamente quem é seu visitante é importante para a condução do atendimento. É frustrante para o atendente ou vendedor dedicar 20 minutos de conversa a um visitante e descobrir ao final que ele não tem o perfil ou condições para adquirir seu produto ou serviço. É fundamental que sua equipe de atendimento tenha claro os perfis de clientes interessantes para a empresa, assim como um roteiro de perguntas que conduzam à identificação dos critérios-chave da oportunidade.
Se sua empresa ainda não tem um processo efetivo de pré-vendas, vale a pena ler sobre Buyer Personas e métodos de qualificação como BANT e Spin Selling.
Condições especiais
Descontos, parcelamentos, bônus, enfim, há uma série de opções para se criar condições especiais de venda durante uma feira ou outro tipo de evento. O importante é que essas condições sejam verdadeiras e realmente exclusivas para o período do evento. Mostre ao potencial cliente que aquela oportunidade é única para ele adquirir um produto ou serviço que sejam vantajosos para seu negócio. Se o visitante notar que a mesma promoção da feira também está disponível no site, sua empresa pode ficar desacreditada, abrindo caminho para a concorrência.
Invista na divulgação pré-evento destas condições especiais para atrair ainda mais pessoas ao seu estande.
Utilize as palavras certas para engajar o visitante
Formule algumas perguntas mais diretas e que façam o visitante pensar sobre uma necessidade. Se você vende um software de gestão de recursos humanos, por exemplo, que tal começar perguntando “Como está a gestão dos colaboradores da sua empresa?” em vez do tradicional “Posso ajudar?”.
Evite as perguntas que tenham respostas sim ou não. Levante as necessidades e obstáculos do cliente e transmita as informações certas sobre como seus produtos ou serviços podem ajudar. Escute muito o visitante, obtenha o máximo de informações e responda de forma espontânea, natural, sem parecer que está falando um discurso decorado.
Atenda ao visitante rapidamente
Tenha sempre mais de uma pessoa devidamente capacitada no seu estande. Com tantas opções disponíveis em uma feira, o visitante pode logo se interessar por outra empresa e nem chegar a ouvir a proposta sobre os seus produtos ou serviços. Lembre-se que essa experiência do cliente no estande pode determinar a impressão que ele terá sobre sua empresa, por isso capriche no atendimento.
Comportamento da equipe de vendas
Ficar comendo, conversando com os outros vendedores enquanto o cliente espera, entre outros comportamentos, mostram desleixo e falta de interesse. A equipe deve estar sempre alinhada. Todos os vendedores devem estar uniformizados, asseados, ter educação, cordialidade e, principalmente, ter foco sempre no visitante. Ele deve ser sempre a prioridade número 1.
Quer participar de uma feira ou evento e não sabe por onde começar? Conte com a Monolito e receba todas as orientações para vender em feiras e eventos.