Para participar de eventos de networking, uma pilha de cartões, uma roupa legal e simpatia não bastam. É preciso ir além e se preparar com certa antecedência. Se não forem adotadas algumas estratégias, em vez de resultado, um evento de networking pode roubar um tempo precioso que poderia ser investido no trabalho na empresa ou no seu desenvolvimento pessoal. Portanto, confira essa live que apresenta dicas valiosas para seu próximo evento de networking. Após o vídeo, um resumo em texto.
Estratégias para eventos de networking
Ter objetivo
É importante chegar ao evento com algumas tarefas a cumprir, por exemplo, conversar com pelo menos cinco pessoas, marcar um café com três pessoas, pegar um contato de uma empresa que está no radar há um tempo. Trace os objetivos e se esforce ao máximo para deixar o evento com todas as metas cumpridas. Mas não se precipite! Muitos objetivos requerem mais do que um encontro, tenha paciência e disciplina.
Tomar a iniciativa
Não espere as pessoas chegarem até você. Tome a iniciativa e puxe uma conversa. A abordagem pode começar perguntando se aquela pessoa sempre vai a esses eventos, se há outros do tipo que ela acha interessante e assim vá evoluindo com a conversa para saber onde ela trabalha, o que faz, etc. Demonstre interesse pela vida daquela pessoa e tenha empatia. Conversar com alguém sobre ele mesmo é a melhor forma dele te ouvir por horas.
Sair da zona de conforto
Foi ao evento de networking com o sócio ou um funcionário? Se separem logo na entrada. Ir a um evento para conversar apenas com os seus colegas não trará resultado algum. Além de se desafiar conversando com pessoas novas, a separação amplia o potencial de novos contatos e otimiza o tempo.
Give first (dar antes)
Se o bate-papo evoluiu bem ao ponto da pessoa se abrir e falar sobre desafios e dificuldades que enfrenta no trabalho, se disponha a fazer algo para ajudar. Se você já teve um problema semelhante e conseguiu resolver, quem sabe sua história pode dar a ela uma direção? Para as outras pessoas, não é importante o quanto você sabe, mas o quanto você se importa. Ter um espírito colaborativo gera valor aos outros, que podem alimentar por você uma profunda gratidão e despertar para uma obrigação de retribuir.
Fazer o follow up
Após o evento de networking, alimente o relacionamento com esses novos contatos. Marque um almoço ou uma visita à sua empresa. Troque informações pelo Whatsapp. Para ter êxito neste relacionamento tenha em mente os quatro fatores da fórmula do relacionamento: proximidade, frequência, duração e intensidade. Invista nestes aspectos e terá construído um relacionamento duradouro.
Ter um bom pitch
O que você vai falar sobre o seu trabalho? Faça um bom pitch, coloque todos os pontos no papel e ensaie. Nesta hora, nada de improvisos. Se você for um palestrante, por exemplo, mostre porque seu trabalho tem valor, porque é relevante e seu impacto para a audiência, enfim, invista nesta apresentação. No evento, podem estar presentes pessoas de diversos níveis na hierarquia, um funcionário, um diretor, o proprietário, etc. Tenha um pitch para cada perfil profissional.
Seja agradável
Você prefere conversar com pessoas que te agregam valor ou quem te deixa para baixo? Faça as pessoas se sentirem bem com elas mesmas porque depois elas vão se lembrar de quem as fez se sentirem assim. Não há networking sem empatia.