Como o data marketing pode te ajudar a tomar melhores decisões no seu negócio 

Data Marketing

Saiba como o uso de dados no marketing pode trazer mais assertividade para a tomada de decisão e melhorar os resultados da sua empresa.  

Vivemos em um mundo cada vez mais digital e os dados estão sendo chamados de “o novo petróleo”. Nesse contexto, surgem novas abordagens e metodologias, dentre elas o data marketing.  

Aplicar o data marketing em sua estratégia pode trazer mais assertividade na tomada de decisão e gerar mais resultados para seu negócio.   

O que falamos acima parece bom demais para ser verdade? Então continue a leitura deste conteúdo e confira:  

  • O que é data marketing? 
  • Como colocar o data marketing em prática? 
  • Ferramentas que facilitam o processo 

O que é data marketing?  

O data marketing, ou em português marketing baseado em dados, é uma estratégia que se vale justamente de informações relevantes como base para nortear as decisões do marketing de uma empresa. 

Nesse sentido, a estratégia facilita a definição de personas e jornadas, criação de campanhas de marketing, ações de inbound marketing e conteúdo, dentre outras.  

Existem muitas ferramentas (falaremos delas no decorrer do conteúdo) que facilitam o processo, mas é preciso estruturar essas informações e analisá-las para aí sim tirar insights para o negócio.  

Quando o marketing é guiado por dados amplia-se consideravelmente as chances de atingir os objetivos definidos, além de aumentar o seu Retorno sobre o Investimento (ROI).  

Como colocar o data marketing em prática? 

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao começar a aplicar o data marketing na sua empresa é: não se intimide com o volume de informações.  

É muito comum as pessoas se assustarem com a quantidade de dados disponíveis e não fazerem ideia de como começar a se organizar.  

Mas vamos te ajudar com isso! Após focar na coleta em si, confira alguns passos que vão te ajudar a tomar decisões com base em dados: 

  1. Defina quais dados monitorar: como falamos, o volume de dados (internos e externos) costuma ser grande, então você precisa começar definindo quais deles vai monitorar. Vamos supor que atualmente o seu objetivo seja aumentar a presença da sua marca, nesse caso faz sentido analisar de perto métricas de alcance, posicionamento no Google etc. 
  1. Explore o máximo possível: agora que você já definiu por onde começar, expanda os horizontes. Olhe para os dados primários e secundários, isso significa que, além de analisar as informações disponíveis, você pode “ir atrás” de dados primários, ou seja, conversar com seus clientes para entender pontos específicos. 
  1. Utilize ferramentas de coleta e análise: é praticamente impossível colocar o data marketing em prática sem se valer de alguma ferramenta para auxiliar o processo. Elas podem, inclusive, consolidar dados e apresentá-los em formatos mais visuais e isso facilita a extração de insights. 

Ferramentas que facilitam o processo  

Terminamos o tópico anterior recomendando o uso de ferramentas para colocar o data marketing em prática e agora vamos trazer algumas delas para você tangibilizar a informação.  

  • Google analytics 

É imprescindível para todo departamento de marketing utilizare o Google Analytics para nortear suas ações. 

A plataforma é focada na análise de dados e fornece uma gama diversificada de informações relevantes para quem deseja entender o comportamento do cliente.  

Com ele você consegue, por exemplo: definir o perfil do seu público, identificar os canais que mais geram tráfego, número de visitantes no seu site, dentre outros.  

  • Semrush 

O SemRush é um software para análise de SEO muito completo. Ressaltamos que é uma ferramenta paga, mas se couber sem seu orçamento, vale a pena o investimento.   

Com o Semrush você consegue, por exemplo: pesquisar palavras-chave para definir pautas de conteúdo, entender tópicos que interessam seu público-alvo, monitorar de perto a concorrência e muitas outras funcionalidades.   

  • Google Data Studio  

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para a criação de dashboards e para a análise de dados.  

Com ele é possível montar painéis e relatórios interativos, responsivos e personalizáveis. E o melhor de tudo: a plataforma possui uma linguagem amigável e acessível até para quem não é muito familiarizado com o tema.  

  • Ambiente de análise das redes sociais 

As próprias redes sociais possuem ambientes gratuitos para análise de dados que podem fazer a diferença em sua estratégia de data marketing.  

Assim é possível entender o perfil de sua audiência, hábitos de consumo, engajamento, performance de suas postagens etc.  

Gostou do conteúdo? Se precisar de ajuda para consolidar o data marketing na sua empresa, conte com a experiência da Monolito. Fale conosco agora mesmo, clicando aqui

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11 meses atrás

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