Saiba como o uso de dados no marketing pode trazer mais assertividade para a tomada de decisão e melhorar os resultados da sua empresa.
Vivemos em um mundo cada vez mais digital e os dados estão sendo chamados de “o novo petróleo”. Nesse contexto, surgem novas abordagens e metodologias, dentre elas o data marketing.
Aplicar o data marketing em sua estratégia pode trazer mais assertividade na tomada de decisão e gerar mais resultados para seu negócio.
O que falamos acima parece bom demais para ser verdade? Então continue a leitura deste conteúdo e confira:
- O que é data marketing?
- Como colocar o data marketing em prática?
- Ferramentas que facilitam o processo
O que é data marketing?
O data marketing, ou em português marketing baseado em dados, é uma estratégia que se vale justamente de informações relevantes como base para nortear as decisões do marketing de uma empresa.
Nesse sentido, a estratégia facilita a definição de personas e jornadas, criação de campanhas de marketing, ações de inbound marketing e conteúdo, dentre outras.
Existem muitas ferramentas (falaremos delas no decorrer do conteúdo) que facilitam o processo, mas é preciso estruturar essas informações e analisá-las para aí sim tirar insights para o negócio.
Quando o marketing é guiado por dados amplia-se consideravelmente as chances de atingir os objetivos definidos, além de aumentar o seu Retorno sobre o Investimento (ROI).
Como colocar o data marketing em prática?
A primeira coisa que você deve levar em consideração ao começar a aplicar o data marketing na sua empresa é: não se intimide com o volume de informações.
É muito comum as pessoas se assustarem com a quantidade de dados disponíveis e não fazerem ideia de como começar a se organizar.
Mas vamos te ajudar com isso! Após focar na coleta em si, confira alguns passos que vão te ajudar a tomar decisões com base em dados:
- Defina quais dados monitorar: como falamos, o volume de dados (internos e externos) costuma ser grande, então você precisa começar definindo quais deles vai monitorar. Vamos supor que atualmente o seu objetivo seja aumentar a presença da sua marca, nesse caso faz sentido analisar de perto métricas de alcance, posicionamento no Google etc.
- Explore o máximo possível: agora que você já definiu por onde começar, expanda os horizontes. Olhe para os dados primários e secundários, isso significa que, além de analisar as informações disponíveis, você pode “ir atrás” de dados primários, ou seja, conversar com seus clientes para entender pontos específicos.
- Utilize ferramentas de coleta e análise: é praticamente impossível colocar o data marketing em prática sem se valer de alguma ferramenta para auxiliar o processo. Elas podem, inclusive, consolidar dados e apresentá-los em formatos mais visuais e isso facilita a extração de insights.
Ferramentas que facilitam o processo
Terminamos o tópico anterior recomendando o uso de ferramentas para colocar o data marketing em prática e agora vamos trazer algumas delas para você tangibilizar a informação.
- Google analytics
É imprescindível para todo departamento de marketing utilizare o Google Analytics para nortear suas ações.
A plataforma é focada na análise de dados e fornece uma gama diversificada de informações relevantes para quem deseja entender o comportamento do cliente.
Com ele você consegue, por exemplo: definir o perfil do seu público, identificar os canais que mais geram tráfego, número de visitantes no seu site, dentre outros.
- Semrush
O SemRush é um software para análise de SEO muito completo. Ressaltamos que é uma ferramenta paga, mas se couber sem seu orçamento, vale a pena o investimento.
Com o Semrush você consegue, por exemplo: pesquisar palavras-chave para definir pautas de conteúdo, entender tópicos que interessam seu público-alvo, monitorar de perto a concorrência e muitas outras funcionalidades.
- Google Data Studio
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para a criação de dashboards e para a análise de dados.
Com ele é possível montar painéis e relatórios interativos, responsivos e personalizáveis. E o melhor de tudo: a plataforma possui uma linguagem amigável e acessível até para quem não é muito familiarizado com o tema.
- Ambiente de análise das redes sociais
As próprias redes sociais possuem ambientes gratuitos para análise de dados que podem fazer a diferença em sua estratégia de data marketing.
Assim é possível entender o perfil de sua audiência, hábitos de consumo, engajamento, performance de suas postagens etc.
Gostou do conteúdo? Se precisar de ajuda para consolidar o data marketing na sua empresa, conte com a experiência da Monolito. Fale conosco agora mesmo, clicando aqui.