Desde que a internet engoliu o mundo, a vida das pessoas está cada vez mais conectada on-line. As tecnologias também acompanham essa revolução, que é diária, haja vista do que são capazes os smartphones. Compreender como funciona o marketing digital tornou-se a métrica para todo negócio que queira sobreviver e vencer no mercado.
Neste artigo você vai saber:
• O que é e como funciona o marketing digital?
• Quais são a etapas a serem seguidas?
• Vantagens do marketing digital
• Minha empresa não tem plataformas, e agora?
• Como uma agência pode ajudar?
O que é e como funciona o marketing digital?
Marketing digital é um processo de ações na área digital dedicado a promover produtos, conceitos e serviços para públicos definidos no ambiente digital. Atualmente o principal meio que se tem para se destacar em qualquer segmento.
Trata-se de um braço natural do marketing clássico. Funciona de forma semelhante na essência, e muitos dos conceitos de épocas anteriores continuam amplamente aplicados (persona, funil de vendas, 4 Ps do marketing, entre outros).
Um percurso comum seria o cliente apresentar seus objetivos a uma agência, que mapeia a estratégia mais adequada. Essa estratégia inclui definir a persona e entender suas dores e prazeres, bem como identificar seu momento no funil de vendas.
Alguns dos principais recursos utilizados são:
• blog posts;
• sites;
• vídeos;
• e-books;
• transmissões ao vivo (live).
Conteúdos otimizados garantem destaque nos resultados de buscadores como o Google, e, então, ajudam a atingir metas.
Quer aprofundar no assunto? Então, confira o livro ‘Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital’, de um dos clássicos gurus do marketing, Philip Kotler, ao lado de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Quais são as etapas a serem seguidas?
De forma resumida, o plano de ações consiste em atrair e encantar visitantes; conquistá-los e torná-los leads; fidelizar leads e convertê-las em clientes; por fim, investir no pós-conversão e analisar resultados. Não há uma fórmula rígida, mas algumas etapas são consagradas:
Defina objetivos
Ter clareza do que se quer e em quanto tempo é fundamental. Defina objetivos específicos de curto, médio e longo prazo. Estes devem ser mensuráveis, relevantes e, claro, atingíveis. Há ferramentas que auxiliam no acompanhamento das metas, como os indicadores-chave de performance (KPIs).
Entenda seu mercado
Pesquise bem o mercado em que quer investir: levante quem é seu público, as mídias sociais mais usadas, as melhores palavras-chave e o perfil de comportamento dele. Identifique personas, linguagem, tipos de postagem e plataformas que usará. Observe o que os concorrentes andam fazendo.
Plano de ações
Depois de pesquisar, é hora de planejar sua estratégia. Você deve criar conteúdos que gerem valor à persona, que resolvam seu problema. Não se esqueça de otimizar o que produz conforme as técnicas de SEO.
Defina prazos para cada uma das suas ações. Ser organizado ajudará, e muito, a avançar com seu planejamento.
Análise resultados
Acompanhar métricas e indicadores das plataformas que escolheu para sua estratégia é vital. Você detectará o que está funcionando, o que pode melhorar, o que não faz sentido. Por exemplo, as redes sociais têm uma presença fundamental na vida da maioria das pessoas. Então, evitar erros na abordagem dedicada a esse quesito pode dar um “up” razoável em sua estratégia.
Vantagens do marketing digital
Numa época em que quase todo mundo está conectado à internet, não dá para ficar de fora dessa. É necessidade de sobrevivência marcar presença no meio digital.
O marketing digital desponta na hora de investir em interatividade: o contato com potenciais clientes tornou-se ainda mais próximo e as ações podem ser direcionadas, mensuradas e otimizadas.
A área oferece ferramentas para que as ações sejam eficientes e eficazes.
Minha empresa não tem plataformas, e agora?
Bem, agora é hora de correr atrás de desenvolver seus canais na internet. De nada adianta um superplano de marketing digital sem plataformas (blog, site, loja virtual, landing pages, redes sociais, etc.). São elas que abrigarão e executarão sua estratégia.
Como uma agência pode ajudar?
Os resultados não podem ser avaliados de forma aproximada ou baseada no achismo. Há mecanismos e formas corretas que exigem conhecimento. Por isso, uma agência de marketing é importante para que seu negócio cresça.
Composta por especialistas, uma empresa assim oferece o suporte adequado para promover seu produto/serviço. As equipes costumam ter redator, designer, web designer, analista e assistente de marketing digital, social media, analista de marca, entre outras funções. Tudo o que você precisa.