Decidir participar de uma feira, traçar as estratégias de divulgação e concepção do estande, investir na preparação, enfim, todo esse esforço pode ir por água abaixo se o evento escolhido não for bom ou adequado para os objetivos do negócio. Por isso, esse artigo será um teste. Responda e reflita sobre as perguntas que virão a seguir para investir o orçamento da empresa na feira ou evento certos e que tragam os resultados esperados.
Defina seus objetivos
Antes de tudo é preciso ter bem claro os objetivos da empresa para participar de um evento. Para facilitar, confira esses questionamentos:
– Você está tentando construir um conhecimento da sua marca?
– Está lançando um produto ou serviço?
– Quer estreitar o relacionamento com os seus clientes?
– Ou deseja simplesmente fazer novos contatos e vendas?
Monte o orçamento
Locação do espaço, elaboração do estande, decoração, apresentação e materiais de apoio não são os únicos custos envolvidos para expor a empresa em uma feira. É preciso levar em conta as despesas com o deslocamento da equipe ao local, como hospedagem, alimentação e transporte, ações de marketing e divulgação em mídias digitais e offline tanto pré quanto pós evento e ainda ter uma reserva extra para alguma situação imprevista. Saber se o orçamento necessário para participar da feira cabe no bolso é um passo importante para escolher o evento certo.
Pesquise as opções
Com o orçamento em mãos chega o momento de pesquisar quais feiras estão dentro dos custos estabelecidos. Comece eliminando as que estão fora das possibilidades e responda a outras perguntas:
– Você está familiarizado com a cidade e local da feira?
– A feira já está estabelecida e renomada no mercado?
– O evento tem boa reputação?
– Qual é o tamanho da feira? (As estatísticas das edições anteriores são bons parâmetros para a resposta);
– Que tipo de negócios é o alvo da feira?
– Quem frequenta o evento?
– Onde e como a feira é anunciada? A divulgação é forte ou fraca?
– Quantas vendas você precisaria fazer para retornar o investimento da feira? Parece factível?
Considere seu público
Saber onde está localizado o público-alvo é essencial. O staff da empresa pode pensar que seus potenciais clientes podem estar em um evento grande e famoso, quando na verdade preferem ir a feiras menores e locais. Lembre-se que a maioria dos frequentadores das feiras são de regiões próximas ao local do evento. Por isso, estudo bem onde está esse mercado consumidor. Uma boa medida é fazer uma pesquisa com alguns clientes para saber quais feiras costumam visitar. Pode ser um termômetro valioso para iniciar uma definição de evento para participar.
Visite quantas feiras puder
Antes de participar como expositor, é importante circular pelas feiras como visitante. Se possível, procure visitar feiras das mais variadas possíveis, tanto grandes quanto pequenas e de diversos setores. Esse conhecimento dará base para fazer novas reflexões e investir o orçamento com mais chances de sucesso.
Esses são passos básicos para iniciar o processo de definição das feiras. Planejamento é a palavra-chave para alcançar as metas traçadas.