Participar de uma feira é uma ótima oportunidade para divulgar uma empresa ou reforçar sua marca. Ao mesmo tempo em que a feira reúne pessoas interessadas em um determinado segmento e isso facilita a aproximação com o público-alvo, é também um ambiente de muita concorrência, em que as ações para atrair visitantes ao estande se torna imprescindíveis. Uma das etapas do planejamento para a participação em feiras é a divulgação, que deve ser trabalhada com objetivos claros e atenção a diversos detalhes para não correr o risco de ficar com o estande vazio.
Divulgação em eventos: dicas
Antecedência
Comece a divulgar a feira aos clientes e potenciais visitantes com antecedência. Para o visitante, participar de um evento como este pode implicar em ausência no trabalho ou deslocamento para outra cidade, por isso é importante divulgar com antecedência para facilitar o planejamento do próprio convidado.
Canais de comunicação
Utilize diversos canais para comunicar ao público-alvo sobre a participação na feira. Vale fazer anúncios nas redes sociais (sim, publicações patrocinadas), no Google e também publicações na mídia offline, como em jornais e revistas. Se for uma feira de agronegócios,por exemplo, podem ser feitas parcerias de divulgação em publicações especializadas. Um outdoor com a propaganda da participação próximo à entrada do evento pode ser levado em conta e pode ser uma boa maneira de ser visto por todos os visitantes.
Coleta de cadastros
Uma das estratégias que funcionam bem para atrair o visitante é de tempos em tempos lembrá-lo sobre o evento. Fazer um anúncio que exija um cadastro para o acesso a um e-book, por exemplo, pode ser um bom meio para captar endereços de e-mail e números de celular,ferramentas valiosas para fazer aquele lembrete periódico por sms, Whatsapp,etc. Outra sugestão válida é lançar uma promoção para o público instalar aplicativos. Assim, eles poderão receber alertas sobre a proximidade da data e novidades do evento.
Atividades no estande
O estande terá um brinde super diferenciado? Terá uma demonstração de um produto ou entrevista interessante ao vivo? Uma tela em 3D? Invista em atividades que diferenciem seu estande dos demais e não se esqueça de divulgar essas novidades com antecedência para que o visitante tenha em mente que não pode ir embora sem passar antes pelo seu espaço. Se oferecer um brinde ou um workshop (o tamanho do espaço pode abrir essa possibilidade) é importante coletar os dados do visitante para que possam ser feitos contatos futuros e as ações de marketing para gerar a conversão possam seguir adiante.
Transmissões ao vivo
Hoje em dia, as redes sociais de modo geral, mas com especialidade o Facebook, tem valorizado as transmissões ao vivo e incentivando seus usuários a produzi-las aumentando seu alcance e cobrando menos para patrocinar uma publicação de live. Abuse desta oportunidade. Abra transmissões ao vivo nas suas redes sociais falando sobre o evento, sobre seu estande ou suas atrações. Uma boa ideia é fazer numa transmissão ao vivo o mesmo atendimento que você faria para um visitante do seu estande. E não se esqueça de patrocinar sua live para aumentar o alcance. Se você comparar esse investimento ao dinheiro gasto no evento como um todo, verá que é um ótimo investimento.
BONUS: Conforto e mimos
Após caminhar por várias quadras,um lugar para sentar e se refrescar é tudo que o visitante deseja. Ofereça café, água, lugar para sentar ou acesso ao wifi ao visitante que concordar em assistir a uma demonstração ou a receber um material promocional. Esses mimos estimulam as pessoas a permanecerem mais tempo e ficarem mais abertas a receberem informações complementares sobre os produtos ou serviços, além de fazer com que seus visitantes se lembrem do seu estande com carinho.
Um planejamento adequado e divulgação precisa são fundamentais para gerar retorno no investimento feito para participar de um evento.