Como criar material rico para gerar leads? 

Material rico

O material rico é uma estratégia do marketing de conteúdo que ajuda a gerar leads para a sua empresa. Conheça os principais tipos e saiba como criar os seus 

O material rico é uma das ferramentas do marketing de conteúdo, com ele é possível atrair novos leads relevantes para a sua empresa.  

Mas não basta produzi-lo, é preciso entender quais tipos e formatos fazem mais sentido para a sua audiência. Além disso, existem algumas técnicas que potencializam os resultados.  

Continue a leitura deste conteúdo e confira: 

  • O que é um material rico? 
  • 7 formatos de material rico 
  • Dicas práticas para criar os seus  

O que é um material rico? 

O material rico é um conteúdo que se propõe a esclarecer determinado assunto ou mesmo solucionar possíveis dores e problemas da audiência.  

Ele é usado como uma espécie de isca digital para a geração de leads. Na prática, após produzir o material rico, as empresas costumam disponibilizá-lo em uma landing page e embedado por um formulário. 

Ou seja, para ter acesso ao conteúdo, o visitante do site vai precisar disponibilizar alguns dados e com isso, deixará de ser anônimo. A partir daí a empresa consegue se comunicar diretamente com essa pessoa.  

Existem vários formatos de material rico e vamos falar de alguns deles a seguir. 

7 formatos de material rico  

Agora que você entendeu o que é um material rico, vamos te mostrar os principais formatos. Confira!  

  1. E-books: os livros digitais são o formato de material rico mais conhecido no mercado. Sua estrutura permite o aprofundamento do conceito e isso agrega muito valor para os leads.  
  1. Webinars: os webinars são palestras ou conferências em formato online, podem ser ao vivo ou mesmo disponibilizados já gravados. O objetivo é também aprofundar determinado assunto, mas em formato de vídeo. 
  1. Templates e ferramentas: disponibilizar templates e ferramentas úteis, por exemplo, no formato de planilhas e check-list é um ótimo recurso para facilitar o dia a dia do seu público e, consequentemente, atrair novos leads para sua empresa.  
  1. Infográficos: os infográficos são mais visuais e práticos, por isso, esse material rico é ideal para esquematizar uma informação de forma lúdica. Seu consumo é rápido e prático para quem tem pouco tempo.  
  1. Pesquisa e estudos: pesquisas e estudos de mercado costumam fazer sucesso na hora de atrair leads, isso devido a sua relevância para as empresas. Elas podem ser apresentadas como e-books, infográficos e até mesmo em um webinar.  
  1. Whitepapers: embora sejam semelhantes aos e-books, os whitepapers se diferenciam pela objetividade e leitura mais dinâmica. São recomendados para estágios mais avançados do funil.  
  1. Kits: os kits entregam várias opções de formato para solucionar determinado problema do seu público. Aqui é recomendado mesclar materiais complementares, como: e-books, webinars, ferramentas, estudos etc.  

Dicas práticas para criar os seus  

Agora é a hora de colocar a “mão na massa”! Vamos às dicas práticas para te ajudar a criar seus materiais ricos.  

  • Conheça seu público 

Conhecer a jornada de seus clientes e os pontos de dor, é peça-chave para a criação de conteúdos de valor.  

Determinar corretamente sua persona pode facilitar esse processo e te ajuda a definir as temáticas, tipos e formatos para cada etapa do funil.  

  • Escreva sobre temas que sua empresa domine  

Para que seu conteúdo seja realmente relevante e eduque o mercado, você precisa entender profundamente das temáticas. 

Além disso, é sempre válido pesquisar e estudar muito bem o tema, e tentar entender como ele tem sido abordado para encontrar pontos de diferenciação e agregar mais valor.  

  • Divulgue corretamente  

De nada adianta produzir um excelente material rico se as pessoas não ficarem sabendo da existência dele. É aí que entra a divulgação! 

Crie uma landing page clara, comunique a proposta de valor de seu material e não se esqueça de pensar em um CTA atrativo.  

Depois disso, divulgue o link para sua base de contatos, nas redes sociais da sua empresa, em blog posts e banners de seu site, dentre outros canais.   

  • Reutilize conteúdos  

Por fim, uma última dica prática: reutilize conteúdos que você já tem e os entregue em outros formatos. Vamos explicar! 

Você pode criar um e-book a partir de diversos posts sobre determinado assunto. Essa estratégia é conhecida como bottom-up, você pega conteúdos mais simples e os transforma em algo robusto.  

O contrário também é válido e se chama top-down, ou seja, um conteúdo maior pode ser desdobrado em outros menores.  

Gostou do conteúdo? Continue aprendendo sobre esse e outros assuntos em nosso blog.  

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
נערות ליווי
נערות ליווי
10 meses atrás

I was very pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you bookmarked to look at new information on your blog.

נערות ליווי
נערות ליווי
10 meses atrás

I was very pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you bookmarked to look at new information on your blog.