Campanha de marketing digital: como começar? 

Campanha de marketing digital

Você sabe como começar a criar uma campanha de marketing digital? Confira esse conteúdo e faça a sua agora mesmo! 

Nos últimos tempos tornou-se praticamente obrigatório para as empresas de todos os portes ter uma presença digital. Mas você sabe como estruturar uma campanha de marketing digital? 

Esse conhecimento pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Se o seu objetivo é crescer e vender mais nesse ambiente, não basta ter um site ou redes sociais da sua empresa.  

É preciso ir além para ganhar destaque e relevância e é justamente aí que entra a campanha de marketing digital. Continue a leitura e confira:  

  • O que é uma campanha de marketing digital? 
  • Tipos de campanha digital  
  • Como criar uma campanha de marketing digital? 

O que é uma campanha de marketing digital? 

A campanha de marketing digital, como o nome sugere, é um conjunto de estratégias que visa divulgar um produto/serviço no meio digital.  

E uma campanha digital pode ser focada em um único canal ou mesmo combinar vários deles de uma maneira estratégica. Tudo vai depender do seu objetivo e público-alvo. 

Além disso, existem as opções pagas e também a forma orgânica de se fazer uma campanha de marketing digital. Os formatos e canais mais comuns são: 

Tipos de campanha digital  

Como falamos no tópico anterior, existem algumas formas de colocar sua campanha de marketing digital no ar, e agora vamos te mostrar os principais tipos para facilitar a criação de suas estratégias.  

É válido ressaltar que o seu planejamento pode contemplar mais de um ou até mesmo todos os tipos, tudo depende do que faz sentido para a sua estratégia.  

  • Campanha de e-mail marketing: o e-mail marketing ainda é uma excelente forma de realizar uma campanha digital. Com ele é possível fazer a nutrição de seus leads, ofertar seus produtos e serviços, lançar promoções e tantas outras opções. 
  • Campanha de mídia paga: para quem deseja atingir metas de forma mais rápida e assertiva, as mídias pagas podem ser uma excelente ferramenta. Aqui podemos incluir: Google ADS, links patrocinados e redes sociais. 
  • Campanha para redes sociais: as redes sociais são fundamentais para quem deseja marcar falar diretamente com os clientes. Para além das mídias pagas, você pode criar uma campanha de marketing digital com foco em suas redes sociais. 
  • Marketing de conteúdo: atrair novos leads e clientes através de conteúdos relevantes é uma estratégia de sucesso! Você pode usar esse formato em sua campanha de marketing digital.  

Como criar uma campanha de marketing digital? 

Agora que você já entendeu o que é uma campanha de marketing digital e os principais tipos, vamos te mostrar como criar uma! Confira algumas etapas que devem ser seguidas. 

1. Escolha entre contratar uma agência ou fazer internamente 

Antes de qualquer coisa, você precisa definir se deseja fazer o marketing da sua empresa internamente ou contratar uma agência.  

Analise bem os prós e contras antes de tomar sua decisão. Caso opte por contratar uma agência, não precisará realizar grande parte das etapas que vamos listar.  

—> Se você quer entender mais o assunto antes de decidir, clique aqui.  

2. Defina seu objetivo e orçamento 

Definir o objetivo e orçamento para a campanha de marketing digital é fundamental para seguir as etapas. Só assim ficará mais fácil escolher os canais e tipos de campanha que farão sentido.  

Por exemplo, você deseja vender determinado produto? Ou sua intenção é aumentar a presença de sua marca? Tem orçamento para investir em mídias pagas? Tudo isso vai te ajudar a ser mais assertivo nos passos seguintes. 

3. Selecione os canais e tipos de campanha digital 

Agora que você já definiu os objetivos da campanha e sabe exatamente o orçamento que dispõe, chegou a hora de definir os canais e tipos de campanha digital que vai utilizar na estratégia.   

Falamos desses dois itens nos tópicos anteriores, se precisar volte um pouco no conteúdo para relembrar.  

4. Crie os conteúdos da campanha digital 

Agora que sua campanha de marketing digital está estruturada, você precisa começar a criar os conteúdos que serão vinculados na campanha digital.  

Entenda, através dos canais definidos, os melhores formatos e crie todos os conteúdos. A partir disso, sua campanha está pronta para ser colocada no ar.  

5. Mensure os resultados  

Vamos supor que seu objetivo era aumentar as vendas de um produto específico, após a finalização da sua campanha digital é fundamental você analisar se atingir as metas estabelecidas.  

Mais uma coisa: não deixe para avaliar os resultados apenas no final da campanha, faça isso periodicamente para corrigir possíveis gargalos no decorrer do processo.  

Gostou do conteúdo? Se mesmo após a leitura você não souber por onde começar, temos outros materiais que podem te ajudar, confira abaixo! 

Como funciona o marketing digital e quais são seus benefícios? 

Planejamento de marketing digital sem complicações 

Marketing para micro e pequenas empresas é acessível e necessário 

Marketing Digital é furada? Por que não funciona para você? 

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
נערות ליווי
נערות ליווי
10 meses atrás

I was very pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you bookmarked to look at new information on your blog.

נערות ליווי
נערות ליווי
10 meses atrás

I was very pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you bookmarked to look at new information on your blog.

etopaz android
etopaz android
10 meses atrás

Thanks a lot for the detailed information

דירות דיסקרטיות באשקלון
דירות דיסקרטיות באשקלון
10 meses atrás

Very nice post. I definitely appreciate this site. Stick with it!

Simple ways to save money in 2023. 5 easy steps to saving.
Simple ways to save money in 2023. 5 easy steps to saving.
9 meses atrás

Hey very interesting blog!