Um dos maiores erros de alguém que vai produzir um conteúdo na internet, principalmente em blog posts, é pensar que qualquer título serve e pouco se foca em palavras que façam diferença.
O ideal é que quando você vá produzir algo para web haja um mínimo de pesquisa para que todo o trabalho que teve, ganhe relevância nos motores de busca.
Neste artigo vamos listar as melhores técnicas para pesquisas de palavras-chave e aprofundar a importância de procurar corretamente esses termos.
Veja abaixo o que você verá neste artigo:
• O que são pesquisas de palavras-chave?
• Qual a importância de fazer uma boa busca de termos?
• Qual a diferença entre as Head Tail e Long Tail?
• Head Tail;
• Long Tail;
O que são pesquisas de palavras-chave?
A relevância de palavras-chave de seu conteúdo precisa ser sólida para que o tráfego orgânico que procura seja efetivo e você consiga autoridade naquilo que propôs ao público.
Para isso, o seu conteúdo deve estar nos primeiros lugares dos motores de busca, assim, o usuário dará mais credibilidade ao que está consumindo.
Mas vamos voltar um pouquinho. Um possível cliente precisa resolver um problema e ele vai procurar determinados termos nos sites de busca de sua preferência. Existem duas hipóteses para o que foi produzido:
1. A pessoa vai encontrar seu conteúdo no início da página e consome o conteúdo;
2. Seu conteúdo fica tão no fim dos resultados que o indivíduo nem sequer chega lá e quando encontra o post não dá credibilidade. Isso ocorre quando uma busca não é bem-feita.
Qual a importância de fazer boas pesquisas de palavras-chave?
Até aqui já deve ter percebido que este tipo de fator não pode ser negligenciado. Mas o que precisa ficar claro em sua mente é que produzir conteúdo só por produzir, não te levará a nada.
Já se realmente se interessa em crescer, aumentar conversão e ganhar autoridade no mercado, é extremamente necessário o estudo sobre o assunto que estamos tratando.
Agora que compreendeu a importância destas buscas para seu negócio, explicaremos mais a fundo as diferenças entre as palavras-chave Long Tail e Head Tail.
Qual a Diferença entre a Head Tail e Long Tail?
É preciso muita atenção aqui, pois saber estas diferenças mudará como seus conteúdos se comportam nos motores de busca. A seguir vamos explicar exatamente o que é cada um desses tipos de palavras-chave.
Head Tail
É uma palavra-chave curta e abrangente que pode levar a conteúdos com diversos significados dentro de um mesmo nicho.
Vamos exemplificar com a palavra saúde. Se colocarmos apenas saúde no Google encontraremos textos do mesmo assunto (Saúde).
• “Como Manter a Saúde Mental em Dia?”
• “Como Ficar de Olho na Saúde de Seu Pet?”
Podemos perceber que ambas tratam do mesmo assunto, contém a mesma palavra, mas não fala sobre um tema semelhante. Portanto, este tipo de abordagem é válido, mas bastante concorrida em relação as Long tails.
Long Tail
Este tipo já é mais consistente, por isso é chamado calda longa. O método traz especificidade e maior alcance para seu público nos buscadores.
Continuando no exemplo saúde, suponha que tem um consultório veterinário e você precisa escrever um post sobre a saúde de cachorro idoso;
A palavra-chave que deverá pesquisar, para que seu texto tenha consistência precisa ter os termos (saúde, cachorro e idoso)
Se usar apenas Head Tail, ainda que seu conteúdo tenha um bom ranqueamento não irá gerar uma conversão satisfatória, como se tivesse utilizado uma Long Tail.
• “Como Cuidar da Saúde de seu Cachorro Idoso?”
Portanto, uma Long Tail bem elaborada fará com que seu conteúdo fique no topo e a sua conversão de clientes aumentará.
Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo e para aprender mais sobre marketing digital e as melhores formas de alavancar seu negócio continue nos acompanhando