Aprenda a fazer cross selling e venda mais     

Aprenda a fazer cross selling e venda mais

Quer aumentar as vendas da sua empresa, mas não sabe como? Esse conteúdo pode ajudar, aprenda a fazer cross selling!      

Ao aplicar o cross selling as empresas conseguem aumentar as vendas e ao mesmo tempo, a satisfação dos clientes.  

Pode até parecer “bom demais para ser verdade”, mas não é o caso! Trata-se apenas de oferecer produtos ou serviços complementares no momento certo.  

Não faz ideia de como aplicar na sua empresa? Continue a leitura, pois neste artigo você vai conferir: 

  • O que é o cross selling? 
  • Por que aplicar? 
  • 4 passos para fazer o cross selling e vender mais  

O que é o cross selling? 

O cross selling, também conhecido em português como venda cruzada, é uma técnica que consiste em oferecer produtos ou serviços adicionais e complementares ao cliente.  

Muitos confundem com a venda casada, mas são diferentes. O cross selling trata-se apenas de uma sugestão e caso o cliente não queira, pode comprar os produtos e serviços separadamente.  

Vamos dar um exemplo prático, acompanhe: 

Você já foi ao McDonald ‘s com a intenção de comprar apenas o lanche e saiu de lá sem que eles te oferecessem qualquer outro item do cardápio?  

Com certeza a sua resposta foi “não”! Pois, eles sempre vão te oferecer o refrigerante, batatas e até mesmo a sobremesa para complementar a refeição. Isso é a representação pura da estratégia.  

Importante: muitas pessoas acham que cross selling e o upselling são a mesma coisa. Na verdade, elas têm o mesmo objetivo final, mas com técnicas diferentes.  

No upselling a oferta é relacionada a um upgrade do produto ou serviço, já na venda cruzada a ideia é oferecer produtos ou serviços adicionais na mesma compra.  

→ Caso queira entender melhor o upselling, clique aqui.  

Por que aplicar? 

A principal razão para que sua empresa aplique cross selling é aumentar o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento.  

Mas não é só isso! Quando o cliente chega até a sua empresa querendo resolver uma dor e além de ajudá-lo, mostra que outros problemas que podem surgir já dando uma solução ali mesmo, você melhora automaticamente a experiência dele.  

Quando a ação é assertiva, deixa boas impressões ao cliente e consolida sua marca no mercado.  

Mas, para isso, não basta oferecer qualquer coisa que vier em mente. É necessário toda uma estratégia por trás. Acompanhe o próximo item!  
 

4 passos para fazer cross selling e vender mais  

Como falamos acima, para que a técnica dê resultados positivos é preciso pensar nas ações. Por isso, separamos alguns passos importantes desta jornada.  

1. Segmente seus clientes 

A primeira coisa a ser feita é obter o maior número de informações da sua base de clientes, tentando entender padrões e hábitos de compra.  

Assim você consegue segmentar seus consumidores e pensar em ofertas específicas para cada tipo.  

2. Primeiro venda  

Agora você já analisou sua base de dados e sabe quais produtos ou serviços adicionais oferecer para cada nicho de clientes, mas lembre-se: concentre-se primeiro em realizar a “venda principal” (aquela que motivou seu consumidor). 

Só depois mostre as vantagens e problemas que seriam resolvidos com uma venda cruzada.  

3. Só ofereça o que for relevante 

Parece um passo banal, mas não é! Quando você tenta empurrar algo que seu cliente não teria nenhuma intenção de comprar, pode desestimulá-lo e até mesmo fazer a sua marca perder credibilidade.    

4. Teste sempre  

Nem sempre as mesmas técnicas de vendas vão funcionar, ainda que você faça a lição de casa e siga todos os passos anteriores.  

Por isso, é importante testar sempre e aprender com os erros. Quanto mais erros mapeados, significa que você aprendeu mais e terá mais chances de acertar na próxima tentativa.  

E lembre-se: o cross selling é muito mais que uma estratégia para aumentar as vendas, é uma forma de melhorar a experiência e a satisfação de seus clientes.  

Com isso em mente vai ficar muito mais fácil colocar em prática! Mas se encontrar dificuldades, conte com a Monolito

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