Quer aumentar as vendas da sua empresa, mas não sabe como? Esse conteúdo pode ajudar, aprenda a fazer cross selling!
Ao aplicar o cross selling as empresas conseguem aumentar as vendas e ao mesmo tempo, a satisfação dos clientes.
Pode até parecer “bom demais para ser verdade”, mas não é o caso! Trata-se apenas de oferecer produtos ou serviços complementares no momento certo.
Não faz ideia de como aplicar na sua empresa? Continue a leitura, pois neste artigo você vai conferir:
- O que é o cross selling?
- Por que aplicar?
- 4 passos para fazer o cross selling e vender mais
O que é o cross selling?
O cross selling, também conhecido em português como venda cruzada, é uma técnica que consiste em oferecer produtos ou serviços adicionais e complementares ao cliente.
Muitos confundem com a venda casada, mas são diferentes. O cross selling trata-se apenas de uma sugestão e caso o cliente não queira, pode comprar os produtos e serviços separadamente.
Vamos dar um exemplo prático, acompanhe:
Você já foi ao McDonald ‘s com a intenção de comprar apenas o lanche e saiu de lá sem que eles te oferecessem qualquer outro item do cardápio?
Com certeza a sua resposta foi “não”! Pois, eles sempre vão te oferecer o refrigerante, batatas e até mesmo a sobremesa para complementar a refeição. Isso é a representação pura da estratégia.
Importante: muitas pessoas acham que cross selling e o upselling são a mesma coisa. Na verdade, elas têm o mesmo objetivo final, mas com técnicas diferentes.
No upselling a oferta é relacionada a um upgrade do produto ou serviço, já na venda cruzada a ideia é oferecer produtos ou serviços adicionais na mesma compra.
→ Caso queira entender melhor o upselling, clique aqui.
Por que aplicar?
A principal razão para que sua empresa aplique cross selling é aumentar o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento.
Mas não é só isso! Quando o cliente chega até a sua empresa querendo resolver uma dor e além de ajudá-lo, mostra que outros problemas que podem surgir já dando uma solução ali mesmo, você melhora automaticamente a experiência dele.
Quando a ação é assertiva, deixa boas impressões ao cliente e consolida sua marca no mercado.
Mas, para isso, não basta oferecer qualquer coisa que vier em mente. É necessário toda uma estratégia por trás. Acompanhe o próximo item!
4 passos para fazer cross selling e vender mais
Como falamos acima, para que a técnica dê resultados positivos é preciso pensar nas ações. Por isso, separamos alguns passos importantes desta jornada.
1. Segmente seus clientes
A primeira coisa a ser feita é obter o maior número de informações da sua base de clientes, tentando entender padrões e hábitos de compra.
Assim você consegue segmentar seus consumidores e pensar em ofertas específicas para cada tipo.
2. Primeiro venda
Agora você já analisou sua base de dados e sabe quais produtos ou serviços adicionais oferecer para cada nicho de clientes, mas lembre-se: concentre-se primeiro em realizar a “venda principal” (aquela que motivou seu consumidor).
Só depois mostre as vantagens e problemas que seriam resolvidos com uma venda cruzada.
3. Só ofereça o que for relevante
Parece um passo banal, mas não é! Quando você tenta empurrar algo que seu cliente não teria nenhuma intenção de comprar, pode desestimulá-lo e até mesmo fazer a sua marca perder credibilidade.
4. Teste sempre
Nem sempre as mesmas técnicas de vendas vão funcionar, ainda que você faça a lição de casa e siga todos os passos anteriores.
Por isso, é importante testar sempre e aprender com os erros. Quanto mais erros mapeados, significa que você aprendeu mais e terá mais chances de acertar na próxima tentativa.
E lembre-se: o cross selling é muito mais que uma estratégia para aumentar as vendas, é uma forma de melhorar a experiência e a satisfação de seus clientes.
Com isso em mente vai ficar muito mais fácil colocar em prática! Mas se encontrar dificuldades, conte com a Monolito.
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