Algumas oportunidades são imperdíveis, não? Principalmente quando o público a quem você direciona uma estratégia sabe o que quer. É um momento fantástico para investir em marketing direto e, com isso, fechar mais negócios. E é sobre esse tipo de ação que trataremos neste artigo.
Veja abaixo os tópicos abordados:
– O que é marketing direto?
– Como aplicar a estratégia em seu negócio
– Quais são as vantagens?
– Como aplicar marketing direto
– Fidelize clientes
O que é marketing direto?
Se você precisa de uma estratégia específica para um público segmentado ou que já te conheça, essa é a do marketing direto. E aí está o grande potencial, pois suas ações exigirão tempo e investimentos menores. A razão nos parece um tanto quanto clara: é mais fácil conquistar alguém que já te conhece. Concorda?
Como usar a estratégia em seu negócio
Toda campanha requer um bom planejamento, com elementos definidos e propósitos claros. Ainda que cada profissional trabalhe conforme suas convicções, as estratégias dividem estruturas essenciais. Aqui vão algumas delas:
Persona
O ponto de partida é saber para quem, exatamente, serão voltados os esforços. Em outras palavras, defina sua persona, levantando junto sua base de clientes.
Abordagem
Uma vez determinada sua persona, você terá dados o suficiente para estabelecer como ocorrerá a abordagem: pode ser um perfil que goste mais aplicativos de texto ou então que prefira contato por telefone. Em seguida, estude como tirar o melhor proveito das ferramentas que utilizará.
Tome o cuidado de trabalhar com cadastros que permitiram previamente que sua empresa entre em contato (por e-mail, mensagens de texto no celular ou ligações telefônicas).
Gatilhos mentais
O marketing direto carrega em sua essência o propósito da agilidade, do ir direto ao ponto. Então, aplicar gatilhos mentais como o do senso de urgência será acertado. Com ele, você “apressa” o consumidor a tomar uma decisão – por exemplo, com uma superpromoção relâmpago.
Outros tipos de gatilhos também funcionam bem, tais como os da escassez (“últimas unidades”) e de prova (depoimentos de pessoas que adquiriram seu produto/serviço e aprovaram).
Teste e ajuste
Por mais que você tenha certeza de que sua estratégia está redondinha, pronta para sair do papel, faça testes. Destaque um grupo pequeno de consumidores (dentro da persona definida) e aplique as ações. Esse é um momento importante para avaliar o desempenho das ações na prática.
Mensure os resultados e veja o que pode ser ajustado. É normal detectar pontos ineficientes ou que estejam rendendo abaixo do previsto. Dessa maneira, você consegue endireitar o que precisa sem causar grandes impactos quando tudo estiver em andamento.
Quais são as vantagens?
Quando se lida com quem já sabe do que precisa, consegue-se aprimorar aspectos como o relacionamento com o cliente. Isso porque você o conhece com mais profundidade, o que possibilita afiar ainda mais a abordagem em campanhas futuras. Essa qualidade vem do fato de haver um monitoramento mais consistente e preciso.
Outra vantagem é que, na maioria dos casos, os resultados rendem um bom retorno de investimento (ROI). É claro que dependerá de como planeja e conduz sua estratégia.
Também é interessante destacar que, como dito, são ações menos dispendiosas e demoradas para acontecer.
Como aplicar marketing direto
Anote agora as ferramentas com que conquistará resultados expressivos:
– E-mail marketing
– Newsletter
– Cupons de vantagens
– Recursos como Google Ads e chatbots
– Mobile marketing
– Telemarketing
– Mala direta
– Venda direta
Fidelize clientes
Falamos até aqui do quão poderoso é o marketing direto para consolidar vendas, certo? Pois bem, para seu negócio prosperar e crescer no mercado também é importante manter os clientes que consegue. Para tanto, listamos algumas dicas:
– manter o relacionamento no pós-venda;
– oferecer vantagens relevantes;
– investir no branding de sua marca.
Que o marketing direto dá resultados, isso é fato. Estudando bem o público, o nicho que quer explorar, planejando etapas e ações, enfim, você terá totais condições de converter novas vendas, fidelizar clientes e gerar valor a seu negócio.
A Monolito pode ser seu instrumento para te ajudar a aplicar essa ferramenta. Nosso time é experiente e especializado, o que garante um investimento que traz retorno. Estamos à disposição.