Você já deve ter percebido que algumas empresas são lembradas e apreciadas por seus consumidores, que fazem questão de usar e recomendar seus produtos, mesmo sendo mais caros que os dos concorrentes. Isso não ocorre apenas pela qualidade das mercadorias, mas por um trabalho bem feito de branding.
Esse conceito é responsável por fazer com que grandes indústrias, como a Nike e a Coca-Cola, consigam criar na mente e no coração das pessoas não apenas uma marca, mas um estilo de vida. Neste post, vamos explicar o conceito de branding e qual é a importância dele para a sua empresa.
O conceito de branding
Branding é o trabalho de gestão de uma marca. Neste conceito estão inclusos todos os esforços para tornar uma empresa ainda mais conhecida, desejada e positiva perante o consumidor.
Com o branding, trabalha-se desde as etapas de concepção e criação da marca até as ações cotidianas de gestão de marketing, sempre com o objetivo de criar uma ligação com o cliente.
Para que isso seja possível, são necessárias ações estratégicas contínuas que surtem efeito a médio e longo prazos. Afinal, grandes marcas não surgem da noite para o dia: elas precisam de tempo para construir o seu valor.
A importância do branding para uma indústria de grande porte
Ao entender o conceito de branding, percebe-se como ele é importante para as empresas de qualquer porte. Afinal, esse conceito engloba a criação e o desenvolvimento do DNA da marca e de seus produtos, tornando-os únicos e especiais para seus consumidores.
Com isso em mente, as pessoas associam aquela empresa a uma experiência única ou ao estilo de vida que buscam para si. Elas deixam de comprar produtos pela simples necessidade, já que o motivo passa a ser a associação de sentimentos entre consumidor e indústria.
Assim, a razão para escolher uma marca de tênis deixa de ser a necessidade de ter um calçado de qualidade e passa a ser o desejo de superar seus desafios como atleta. Veja como isso é importante: há muitos tênis de qualidade, de várias marcas, mas os que inspiram seus consumidores a se superarem no esporte são poucos. E o consumidor aceita pagar bem mais por eles.
As características de uma marca com um bom trabalho de branding
Agora que você já compreendeu o conceito de branding e a sua importância, descubra as características presentes que farão parte da sua empresa após uma correta gestão de marca.
Presente
O branding faz que a marca esteja onde seu público está, criando um senso de familiaridade. O consumidor também percebe que a empresa tem capacidade de atendimento para suprir as suas necessidades.
Consistente
Não basta estar presente, é preciso se comunicar com o público de maneira consistente e coerente. Para empresas que atuam em grandes mercados, essa é uma grande dificuldade — e o branding atua nisso.
Autêntica
Para ser autêntica, uma companhia precisa ter sua própria identidade. É isso que a diferencia das demais. Portanto, suas mensagens precisam ser realmente originais. Uma empresa nunca é igual à outra e é preciso que o público conheça e reconheça esses diferenciais.
Compreendida
A compreensão é fundamental em qualquer tipo de comunicação. Afinal, o público precisa entender a mensagem da empresa.
Relevante
Qualquer empresa precisa mostrar que a sua marca tem relevância para o público. Sem isso, ela pode ter todas as outras características citadas que ainda assim não será considerada pelo cliente.
Alguns exemplos de branding em grandes empresas
Veja alguns exemplos de marcas que precisam apenas ter seus nomes lidos ou ouvidos para que a sua mensagem apareça na mente do consumidor:
- Nike: evoca um estilo de vida esportivo e competitivo, inspirando a prática de esportes;
- Coca-Cola: traz a vontade de se refrescar e ter a família e os amigos próximos, tomando um refrigerante bem gelado;
- Volvo: logo os veículos mais seguros vêm à mente, ou seja, é o carro ideal para quem pensa em segurança;
- Omo: é possível deixar os filhos curtirem a infância sem se preocupar com a sujeira.
Essas empresas já investem há bastante tempo em branding. Com isso, construíram uma reputação que permite que, agora e no futuro, colham resultados positivos e vendam com mais facilidade, mesmo cobrando mais caro do que seus concorrentes. Afinal, elas são mais do que marcas: são objetos de desejo dos consumidores.
E a sua empresa, investe em branding? Tem alguma dúvida sobre gestão de marcas? Compartilhe conosco!