A tecnologia ajuda muitas áreas e não seria diferente com o Marketing. Saiba como uma martech pode fazer a diferença para sua empresa.
A transformação digital fez com que diversas startups surgissem no mercado, como as fintechs, edtechs e agora martech.
Essas empresas que unem o marketing à tecnologia devem estar na pauta de todos os gestores que desejam aumentar e escalar os resultados de sua área.
Nesse conteúdo, vamos mostrar o que é uma martech, benefícios e muitos outros detalhes que vão te ajudar a entender o termo.
Continue a leitura e confira:
- O que é uma martech?
- Vantagens de utilizar uma martech
- Martechs mais utilizadas
O que é uma martech?
Uma martech nada mais é do que uma empresa, software ou mesmo ferramenta que une marketing à tecnologia.
O principal objetivo de uma martech é facilitar a vida dos profissionais de marketing, automatizando processos por meio da tecnologia.
Mas não é só isso, tudo que tenha relação com planejamento, execução e monitoramento das atividades do marketing, além da análise de dados pode ser feito por meio de uma martech.
Dentre as características mais comuns dessas soluções destacamos: gestão de processos, automação de marketing, funil de vendas, relacionamento com cliente, análise de dados e mensuração de resultados.
Vantagens de utilizar uma Martech
Existe uma série de vantagens e benefícios de se utilizar uma martech, vamos falar dos principais a seguir. Confira.
- Análise e gerenciamento de dados: com uma martech em jogo fica muito mais fácil gerenciar os dados gerados pelo time de marketing e com isso é possível traçar estratégias e ações que tragam resultado.
- Facilita a tomada de decisão: com dados estruturados sempre à mão, facilita a vida de quem toma decisões e elas se tornam mais assertivas.
- Agilidade e otimização do tempo: utilizando uma martech os processos podem ser automatizados e isso agiliza o tempo de resposta ao cliente, além de dar mais tempo para as equipes focarem no que é estratégico.
- Melhora o relacionamento com os usuários: a utilização de martechs melhora o relacionamento com os usuários que serão impactados apenas com aquilo que faz sentido.
- Ajuda a conquistar novos clientes: gerar novos leads é um dos principais desafios dos times de marketing e uma martech ajuda a acelerar esse processo focando em marketing de conteúdo, SEO, mídia paga, e-mail marketing e inbound marketing.
Martechs mais utilizadas
Há uma infinidade de martechs que facilitam diversos processos dos times de marketing e elas estão cada vez mais difundidas nas empresas.
Vamos listar algumas das mais utilizadas, mas ressaltamos que para cada necessidade que você tenha, é provável que já exista alguma solução.
Google Analytics
Não é à toa que começamos essa lista pelo Google Analytics isso porque é praticamente impossível que um departamento de marketing não utilize essa ferramenta para nortear suas ações.
A plataforma é uma martech focada na análise de dados que fornece uma gama diversificada de informações relevantes para quem deseja entender o comportamento do cliente.
Hootsuite
As redes sociais dominaram o mundo e crescem cada vez mais em números de usuários e, claro, as empresas já entenderam que precisam marcar presença para se conectar com seus clientes e até mesmo gerar vendas.
O Hootsuite é uma martech focada em gestão de redes sociais que simplifica o planejamento, monitoramento e relação com os usuários. Além de ter uma versão gratuita que oferece uma série de possibilidades.
MailChimp
O e-mail marketing segue como uma das grandes estratégias dos times de marketing e o MailChimp é uma ferramenta que descomplica esse processo.
Isso porque, ao utilizar essa martech, é possível configurar e-mail, segmentar bases, automatizar os disparos e analisar diversos indicadores e métricas relevantes para melhorar a assertividade das ações.
RD Station
O RD Station é uma martech para automação do marketing digital, e a ferramenta reúne uma série de funcionalidades para atingir seu objetivo.
Ela serve para atrair, reter, converter e engajar o público-alvo de uma empresa, além de gerar relatórios unificados de todas as ações e campanhas geradas.
Com ela é possível gerar novos leads, fazer a gestão das redes sociais, planejar uma estratégia de SEO, automatizar os processos de marketing, analisar dados, aplicar todas as etapas do inbound marketing etc.
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É fato que uma (ou várias) martech facilita a vida dos profissionais de marketing e ajudam a alavancar resultados. Mas de nada adianta contratar ferramentas sem que o departamento esteja estruturado.
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