Conheça o upselling, estratégia que vai ajudar a aumentar o ticket médio de suas vendas e fazer sua empresa faturar mais.
Faturar mais é o objetivo de todas as empresas, mas muitas delas ignoram em suas estratégias de vendas uma técnica conhecida como upselling.
Com ela é possível aumentar o ticket médio e o faturamento sem precisar, necessariamente, acrescentar itens em seu portfólio ou mesmo lançar alguma promoção.
Quer saber como aplicar e fazer a sua organização faturar mais? Está no artigo certo, aqui você vai conferir:
- O que é upselling?
- Vantagens do upselling
- 4 dicas para colocar a estratégia em prática
O que é upselling?
O termo upselling não possui uma tradução literal para o português, mas podemos definir como uma estratégia aplicada para fazer a empresa vender mais.
De maneira resumida, a técnica melhora a experiência do cliente e isso é a base para aumentar o faturamento das organizações. Ao escolher um produto ou serviço, o consumidor tem a chance de comprar algo mais completo.
Funciona assim:
Vamos supor que você queira contratar alguma ferramenta para facilitar os processos da sua organização e na hora de fechar seu pedido se depara com a seguinte mensagem: “Por mais R$100,00 você pode contratar a versão Pro”.
Nesse caso a versão Pro vai te dar acesso a diversas funcionalidades que serão importantes para executar as tarefas, além de ter um tempo maior de assinatura e você decide contratá-la.
Isso é upselling, oferecer um produto mais caro, que aumente o ticket médio e o faturamento, mas que traga mais vantagens e melhore a experiência do cliente com sua marca.
Vantagens do upselling
Só de ter lido o tópico anterior já foi possível entender que aplicar essa estratégia traz muitos benefícios para as empresas e também para os consumidores.
Mas vamos deixar as vantagens ainda mais claras, confira as principais abaixo:
- Melhora a experiência do cliente: talvez essa seja uma das mais relevantes, pois ao melhorar a experiência aumentam as chances de fidelizar os clientes.
- Aumenta o faturamento da empresa: quando a técnica é aplicada corretamente e de maneira clara, aumenta diretamente o faturamento das empresas.
- Fideliza o cliente: como mencionamos, ao melhorar a experiência você fideliza o cliente e o torna defensor de sua marca.
4 dicas para colocar a estratégia em prática
Agora que você já entendeu como funciona e as vantagens de incorporar estratégias de upselling no seu negócio, vamos colocar a “mão na massa” com dicas práticas para aplicar a técnica.
1. Analise seu cliente
Primeiro de tudo: analise e conheça a fundo seu cliente. Não basta oferecer uma opção de seu produto/serviço mais cara se ela não fizer sentido para o momento de quem está comprando.
Para que a técnica cumpra seu objetivo de aumentar o ticket médio das vendas e o faturamento da empresa, as ofertas precisam ser assertivas e baseadas em análises aprofundadas.
2. Use e abuse dos dados
Para conhecer seu cliente, é possível lançar mão de algumas estratégias e definir sua persona é uma delas.
Mas para a técnica de upselling essa definição não basta, é preciso analisar todos os dados disponíveis para definir quais clientes estão prontos para receber uma oferta e quais não estão.
3. Mostre as vantagens
É muito importante mostrar de uma maneira clara quais são as vantagens que o upselling trará para o cliente. Se ele não ver valor na sua oferta, ela não será aceita.
Aqui vale fazer comparativos bem ilustrados das opções oferecidas, assim será mais fácil a visualização dos benefícios agregados pela nova oferta.
4. Revise seu portfólio
Além de todas as dicas que demos acima, é importante que revise periodicamente seu portfólio de produtos/serviços a fim de identificar aqueles que estejam desatualizados.
Ao fazer essa identificação você pode estabelecer duas ações: focar seu upselling naqueles que fazem mais sentido para os consumidores e também modernizar os que estejam obsoletos para o mercado.
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