As redes sociais são armas poderosas para as estratégias de marketing. Conhecê-las bem e aproveitar seu potencial é falar a língua do mercado moderno. Esqueça aquela história de que Facebook, Instagram, WhatsApp são coisas de adolescente. Se seu objetivo é crescer em seu nicho, aposte nessa direção.
Cada qual tem recursos com determinado tipo de eficiência. O Reels, do Instagram, vem conectando um volume considerável de pessoas. Portanto, vamos descobrir como turbinar o seu.
Neste artigo, veremos:
- O que é Reels?
- Ferramenta de marketing
- Obtenha os melhores resultados
- Invista em seu potencial
O que é Reels?
Esse é um recurso do Instagram para a publicação de vídeos de até 30 segundos. Acompanhando basicamente a receita do TikTok, permite edições simples e intuitiva, com efeitos diversos. É mais uma ferramenta da rede social para engajar audiência, ao lado do Story e IGTV.
Há quem não entenda direito a diferença entre Story e Reels. Então, vamos lá: enquanto o primeiro fica disponível por 24h e somente para seus seguidores, o segundo permanece no feed, visível inclusive para quem não te segue. E mais, pode ser encontrado na página de hashtags (explorar), ao contrário dos Stories.
Ferramenta de marketing
Um recurso tão popular assim é excelente para ser aplicado em estratégias de marketing. Com ele, você divulga sua marca de inúmeras formas, conquista relevância, engaja mais seguidores e aumenta as possibilidades de fechar novos negócios.
Se houver criatividade, qualidade e uma abordagem que acompanhe as tendências, seu perfil estabelece um diálogo próximo com a audiência. Ou seja, meio caminho andado para atrair o sucesso.
Obtenha os melhores resultados
Reels é um recurso simples, mas isso não quer dizer que você possa usá-lo de qualquer jeito, sem critério. Para se ter sucesso, é preciso planejar e executar considerando pontos como as dicas que daremos a seguir.
Roteiro
Você tem uma baita janela para aplicar sua estratégia. Então, para que fazer de qualquer jeito? Capriche nos vídeos, e isso sugere a elaboração de um roteiro estruturado, com o que irá falar, o que e como mostrará, cenário, trilha sonora. Essa é, também, uma maneira de se programar em cima do tempo limite.
Cenários variados
Evite a mesmice. Se você quer um Reels que faça a diferença, use cenários variados para os vídeos. É importante abusar da criatividade, ser descolado. Ângulos e enquadramentos fora da curva, dependendo do seu perfil, também ajudarão a destacar seus conteúdos.
Trilhas e dublagem
Escolher uma trilha que se encaixe ao tema de seu vídeo é importante. E escolher temas assim, mas que estejam em alta no Instagram, é melhor ainda para viralizar. Portanto, dê preferência às músicas que tenha a indicação de uma setinha para cima. Caso faça uma dublagem, ensaie muito bem para que o resultado saia bom, sincronizado e bem-interpretado.
Capa e título
A primeira impressão é a que fica – já ouviu esse ditado antes? Ele faz todo o sentido aqui. Portanto, capriche na capa do Reels: pense em algo que tenha relação com o que gravou e que chame a atenção. E ainda, os segundos iniciais são preciosos para você reter a atenção da audiência. Então, preocupe-se, sempre, em colocar títulos nos vídeos e que sejam títulos chamativos. Sugestão: aposte na linha do “como fazer…”, “como conseguir…”, “3 dicas infalíveis…”.
Edição
Quanto mais bem acabado for seu vídeo, melhor. Em outras palavras, dedicar atenção à edição também importa. Leve em consideração os cortes e o ritmo, os efeitos, as legendas. Tudo deve estar em seu devido lugar, formando um produto final sem deslises nem poréns – por mais simples que possa ser editar material para esse recurso do Instagram.
Chamada para a ação
Uma chamada para ação, ou CTA (do inglês, call to action), nada mais é do que pedir para que alguém faça algo. Por exemplo, “baixe aqui o e-book”, “cadastre seu e-mail” ou “compre agora”.
No Instagram, as CTAs mais produtivas são as de “salvar” e “compartilhar”. É por elas que seu conteúdo conquistará mais relevância. Então, na hora de preparar seu Reels, não se esqueça de pedir a sua audiência que salve aquele vídeo e/ou que envie a alguém (use a criatividade).
Acerte nas hashtags
Escolher bem as hashtags que usará te ajudará a aumentar sua presença digital. Ou seja, permitirá um maior engajamento para seus Reels e, com isso, conquistar visibilidade para o produto/serviço que estiver divulgando. Portanto, defina as melhores palavras-chave para cada vídeo.
Invista em seu potencial
Se você sente certa dificuldade para lidar com esse recurso, não se preocupe. A Monolito pode te dar esse suporte e preparar seu Instagram para produzir sucesso. Entre em contato com nosso time. Não deixe de aproveitar seu potencial.