Nem sempre as campanhas se utilizam de publicidade convencional, ou seja, de ações diretas como anúncios. Trabalhar o produto, serviço ou conceito de maneira sutil também é um recurso bastante empregado. E é dessa maneira que se pratica o chamado marketing indireto.
Neste artigo, você verá:
• O que é marketing indireto?
• Relação com o marketing direto
• Vantagens e desvantagens
• Meios para o marketing indireto
O que é marketing indireto?
No contexto publicitário, o produto, serviço ou conceito a ser divulgado é o protagonista das ações. É ele o personagem principal. Porém, quando se trata de marketing indireto, isso não ocorre. A estratégia caracteriza-se pela presença discreta do objeto da campanha, sem apelo nem pressão sobre o consumidor.
Você provavelmente já deve ter reparado algum personagem de filme ou novela tomando refrigerante conhecido ou indo a um fast food famoso. É disso que se trata a estratégia abordada neste artigo.
Essa é uma poderosa maneira de sugerir ideias e criar familiaridade entre as pessoas e as marcas. Assim, e na hora certa, o público acaba associando ou se lembrando da marca, e a consumindo.
Relação com o marketing direto
Marketing indireto é aplicado para se criar e trabalhar a autoridade. Já o direto tem por finalidade promover explicitamente e converter negócios. Apesar das diferenças entre as estratégias, ambas são complementares. Uma não é descartada por causa da outra.
Entenda isto: um planejamento tende a ganhar quando engloba frentes diferentes de ações. Você tem a oportunidade de aumentar as chances de sucesso.
Vantagens e desvantagens
Uma das vantagens do marketing indireto vem pelo fato de agir fora da publicidade padrão. No dia a dia, os anúncios exercem menos influência sobre as pessoas do que um filme ou um programa na TV, ou na internet – passatempos que elas escolheram por vontade própria. Quando um produto é inserido em uma cena, aproveita o apelo sentimental que existe ali. Seu efeito é subliminar.
Por isso, é um ótimo recurso para conquistar credibilidade, autoridade. E aqui está outra vantagem: para quem lida com branding, é uma ferramenta fantástica.
Agora, quando se trata de desvantagem, dá para apontarmos a dificuldade que se tem para mensurar os resultados. As métricas não são precisas. Além do que, dependendo de como ocorrer a aplicação, o tiro sairá pela culatra, já que o público percebe quando forçamos a barra.
Meios para o marketing indireto
Se você chegou até aqui, já deve ter tido uma ideia de alguns dos canais mais eficazes – TV e internet. Vejamos as possibilidades:
Televisão
Este talvez seja o meio mais manjado. Séries, filmes e novelas com personagens consumindo/usando marcas famosas são um recurso infalível para conquistar público. Grandes exemplos do cinema são a marca de materiais esportivos Wilson no filme Náufrago e o Camaro amarelo da Chevrolet na franquia Transformers.
Internet
Da mesma maneira como ocorre na televisão, as empresas aproveitam bastante a internet com essa estratégia. Um exemplo ótimo (e nacional) é a participação da marca Spoleto no viral do Porta dos Fundos.
Games
O poderoso universo dos games abraça campanhas de marketing indireto. Por exemplo, jogos de esportes mais consagrados costumam mostrar logotipos de marcas reais (como Fortnite e Wendy’s).
Esportes
Já não é de hoje que os clubes, principalmente de esportes como futebol, vôlei e basquete, estampam em seus uniformes uma série de anunciantes, e os atletas vestem marcas e usam produtos em entrevistas para promovê-los.
Backdrops
Você já notou em eventos ou entrevistas coletivas um painel de fundo, repleto de logotipos? Esses são os backdrops, e funcionam como uma excelente maneira de promoção.
Influenciadores digitais
Figuras que ilustram bem os tempos atuais, os influenciadores digitais tornaram-se uma solução interessante para as marcas. Os seguidores têm contato com os produtos/serviços que os influenciadores comentam em seus vídeos e lives.
E você, conhecia essa modalidade de marketing? Aí é que está: mesmo que diga “não”, no fundo, já conhecia (só não sabia o nome). Isso também comprova o quão eficiente essa estratégia é. Caso queira se aprofundar no assunto e utilizar para seu negócio, contate o time da Monolito.