Marketing empresarial não é uma metodologia nova ou uma forma muito específica de marketing, não. É o mesmo que marketing corporativo e muito próximo do marketing institucional. Talvez a melhor forma de explicar seja dizendo que o marketing empresarial é aquele maior, ou anterior, ao marketing de produto, e cuida de assuntos mais essenciais quanto ao posicionamento da empresa no mercado. Faz sentido?
O marketing empresarial pode ser mais diretamente definido como um conjunto de ações de marketing aplicadas diariamente em um negócio. Dessa maneira, é este tipo de marketing que auxilia diversas empresas a se posicionarem em seus nichos de mercado, uma vez que não adianta ter um produto excelente se não há público para comprá-lo. Em outras palavras, tente responder à pergunta: Sua empresa sobrevive sem o produto? A marca é maior que a mercadoria?
Apesar de parecer contraintuitivo, a criação de um produto não será a solução para os seus problemas. Se você não possuir estratégias que visem o marketing empresarial, tudo isso pode acabar indo por água abaixo.
Dessa forma, o marketing empresarial tem como objetivo geral criar relacionamento dos clientes com a organização e a marca, podendo ou não ter o produto como um meio.
Assim, os objetivos específicos do marketing empresarial são:
● Aumentar as vendas por meio de estratégias de marketing;
● Fidelizar os clientes, fazendo com que eles sejam leais à sua marca;
● Fortalecer a marca por meio do branding;
● Construir bons relacionamentos com clientes e potenciais clientes;
● Engajar a equipe por meio do endomarketing ou marketing interno.
Como você pôde observar, o marketing empresarial é imprescindível para qualquer negócio em qualquer nicho de mercado. Com ele, você fará com que sua empresa seja mais vista, seus produtos sejam mais consumidos e suas vendas aumentem.
Mas, como é possível aumentar as vendas com o marketing empresarial?
Dicas de como aumentar as vendas com o marketing empresarial
O segredo (mais tradicional) para aumentar as vendas com o marketing empresarial é utilizar os 4 P’s do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.
• O Produto está relacionado com o que o negócio irá vender, ou seja, qual a solução que você fornece para sanar o problema do seu público.
• O Preço está relacionado ao valor monetário que a empresa está assumindo pela troca dos seus serviços. Este preço deve ser justo tanto para a empresa quanto para o consumidor.
• A Praça, por sua vez, é a área geográfica de atuação da empresa. Isso significa a maneira e o alcance com a qual o produto ou serviço será distribuído.
• Por fim, a Promoção é a divulgação do produto, ou seja, quais serão os canais que a sua empresa irá investir para expor a sua solução?
Utilizar como base estes 4 P’s é um ótimo ponto de partida para tratar da jornada do consumidor da melhor maneira possível. E é aí que entra o marketing empresarial, se tornando um grande aliado que te ajudará a vender mais.
Assim, se você quiser aumentar suas vendas utilizando o marketing empresarial, considere algumas dicas:
● Esteja presente nas redes sociais;
● Não se esqueça do marketing de conteúdo;
● Crie relacionamentos com seus clientes por meio do e-mail marketing;
● Torne o seu site atrativo e faça dele uma ótima vitrine;
● Seja conhecida como uma empresa que entrega soluções e que resolve problemas.
Erros que você não pode cometer ao utilizar o marketing empresarial
Conforme abordado, o marketing empresarial é uma ferramenta excelente para elaborar estratégias que tenham como objetivo o aumento das vendas da sua empresa, a fidelização dos seus clientes e o aumento do seu lucro. Porém, você precisa estar atento a alguns erros que você não pode cometer.
• Negligenciar o digital: não se pode esquecer que o marketing empresarial tradicional e o digital andam juntos. Isso porque a união destes dois tipos de marketing é algo que só tem a agregar à sua empresa, fazendo com que ela consiga adquirir cada vez mais clientes.
• Esquecer do ambiente interno: ou seja, dos colaboradores da sua empresa. É claro que as suas ações devem estar focadas na aquisição e manutenção de clientes, porém, elas também devem estar voltadas aos seus colaboradores, afinal, eles são o principal ativo do seu negócio. Assim, quando eles estão satisfeitos, realizarão uma melhor prestação de serviços, com cada vez mais qualidade para os seus clientes.
• Ignorar a sociedade e o ambiente: uma vez que uma empresa que valoriza tais aspectos é bem-vista por todos. Por isso, não se esqueça de direcionar ações que visem as vertentes sociais e ambientais e que impactem a sociedade de maneira positiva.
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