Mais de um terço das empresas no Brasil ainda não mensuram os resultados de suas redes sociais e isso é um número que precisa ser direcionado ao aprendizado destas métricas.
Realizar estudos das métricas de redes sociais é essencial para que sua empresa saiba o que funciona e o que não funciona em seus conteúdos, facilita na hora de saber os tipos de mudanças que precisa fazer em seus produtos e traz uma noção de mercado que está alcançando.
Antes de começarmos a falar sobre as métricas das redes sociais, é importante saber que o estudo das melhores métricas é contínuo, para que consiga focar nas que são realmente necessárias.
Você não deve acompanhar todas as métricas de uma vez, mas começar com uma delas e ir aos poucos estudando outros territórios, para que por fim, consiga implementar todas as métricas de redes sociais. Veja a seguir cada uma das métricas e como analisá-las corretamente.
Veja como começar a analisar as principais métricas das redes sociais
Cada rede social contém uma ferramenta para fazer as métricas para redes sociais, chamada Analytics ou nomes correlatos. Claro que você pode usar ferramentas complementares para análise, mas abaixo, vamos explicar o que cada uma delas pode analisar.
• Facebook: O Insights tem métricas de alcance, pessoas, curtidas e outras que são importantes para saber como os conteúdos de sua página chegam aos usuários;
• Twitter: O Analyitcs dessa rede social é bem completo, podendo analisar características gerais do perfil e dos conteúdos e as mais específicas para cada tweet postado;
• Instagram: A ferramenta do Instagram ainda não é completa, mas você já pode visualizar as impressões, o alcance e métricas de publicações em datas específicas;
• LinkedIn: as métricas desta plataforma são excelentes, podendo mostrar o engajamento de cada publicação, a demografia de seguidores e outras bem interessantes;
• Youtube: o Youtube é um dos mais completos quando se trata de métricas de redes sociais. As métricas que pode acompanhar por lá são visualizações, minutos assistidos, likes e quantidade de inscritos.
Agora que compreendeu as métricas de cada rede social, vamos te mostrar como estudar as principais.
Saiba as principais métricas para redes sociais que deve acompanhar
Você deve estar se perguntando: Quais métricas eu devo acompanhar primeiro? Já vamos te explicar, mas antes é importante lembrarmos de que deverá estudar uma métrica por vez, até conseguir entrar com todas as outras métricas para suas redes sociais.
Vamos começar pelo alcance, que é uma métrica essencial para verificar quantas pessoas seu conteúdo atinge em cada rede social. Mas a métrica de alcance somente não é eficaz. Junto dela, podemos acompanhar o engajamento e algumas outras. Estas métricas devem ser vistas com uma frequência diária.
Além disso, mais para frente poderá acompanhar se estão falando sobre sua marca; também deverá verificar o tráfego social, essencial para quem trabalha com marketing de conteúdo. Com ela, poderá medir quantos entram em seu site por meio das publicações.
Por fim, existem métricas mais aprofundadas como a taxa de conversão, o ROI e crescimento de canal.
Como pôde perceber, analisar as métricas é importante para saber se seus conteúdos estão alcançando o número de pessoas cada vez mais alto, para lapidar seus conteúdos, saber de onde são seus seguidores e quantos deles se tornam, de fato, seus clientes. Esperamos que tenha gostado do artigo e que tenha aprendido a realizar a métrica de suas redes sociais. Continue acompanhando nossos conteúdos