Diante da “montanha” de conteúdos espalhados pela internet é importante que você use estratégias para destacar-se da concorrência. Se tratando de marketing digital, a mídia paga é uma ótima alternativa.
Além de otimização para SEO (Search Engine Optimization), que é um dos métodos mais conhecidos para impulsionamento do conteúdo, existem outras técnicas muito eficazes como a mídia paga. Esse tipo de otimização traz muito resultado de maneira orgânica e de forma mais rápida.
Mas você sabe o que de fato a ferramenta faz? Calma, que para isso vamos esclarecer todas as questões sobre o recurso e te explicar por que vale a pena investir nela.
O que é mídia paga?
Diferente do SEO, que você precisa de um tempo maior para aplicar técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento do seu negócio on-line, a mídia paga é uma ação custeada, onde você consegue fazer com que seu site tenha muito mais visibilidade.
Isso vale para qualquer formato: texto, imagem, banner entre outros. De forma geral o processo é bem tranquilo. Basta escolher quais os períodos de uso, quais posts e o valor de investimento.
Vale lembrar que os impulsionamentos obtidos ocorrerão conforme valor de investimento. E com a ferramenta, você ainda pode fazer a análise do como está seu alcance e visualização.
Na prática, a mídia paga acontece como um anúncio em rede social, patrocinados, banners entre outros. Isso faz com que gere mais tráfego e alcance a audiência na plataforma que você escolheu para aplicar a estratégia.
Quais são os tipos de mídia paga?
Para saber em quais canais investir é necessário conhecer cada um deles. O mais comum são três tipos:
Rede de busca
A rede de busca, como o nome já diz, são as plataformas na qual são feitas as buscas de informações. Alguns dos exemplos são o Google e o Bing.
Para este caso, os anúncios pagos ficam em destaque no topo da pesquisa onde tem maior visibilidade e consequentemente cliques.
O Google Adwords é a principal e mais conhecida ferramenta relacionada à mídia paga.
Portais
Todo portal tem seu público-alvo e por isso a mídia paga é um meio de otimização e impulsionamento bem seletivo. Mesmo assim, não deixa de ser efetivo, muito pelo contrário.
Você pode colocar o anúncio no início dos artigos ou em forma de pop ups.
No caso de portais, as ferramentas de impulsionamento são o Google Adsense e Google Analytics,
Redes sociais
Anúncios em Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn são os mais buscados para aplicação da mídia paga, e isso acontece por serem muito efetivos.
Colocando seu anúncio em uma dessas mídias, você ainda pode aumentar o tráfego, conquistar mais seguidores entre outros.
Outra vantagem de mídia paga em redes sociais é que dá para fazer a segmentação da persona de acordo com os gostos e publicações.
No marketing em plataformas sociais, o Facebook Ads são os mais usados.
Por que investir em mídia paga?
Não é apenas pelo fato de trazer muito resultado e de maneira rápida, a mídia paga é uma das opções mais buscadas também por oferecer um investimento baixo, comparados às outras estratégias. Em algumas redes sociais você pode iniciar com R$7,00 reais de orçamento e programar por dia: limites e exibição durante um intervalo de tempo.
Além disso, caso você faça a segmentação do seu público-alvo de maneira certeira vai investir em pouco e conquistará muito impulsionamento.
Outro ponto positivo é que você pode pagar apenas pelos anúncios que geraram resultados e ainda pode determinar o investimento que preferir.