Manter o público engajado e o volume de vendas custa caro, mas mais oneroso é ir atrás de novos clientes, para isto o Customer Sucess surgiu: fidelizar o cliente por meio do sucesso.
Também conhecido pela sigla CS, Customer Sucess significa sucesso do cliente e se refere a uma mudança de cultura que tem por meta fidelizar o consumidor por meio de satisfação e encantamento.
Esse método surgiu diante da instabilidade do faturamento de empresas prestadoras de serviços de software (Saas), como estratégia para evitar os cancelamentos, que poderiam ser solicitados a qualquer momento, em decorrência da insatisfação do usuário.
Neste artigo você conhecerá os benefícios desse método para o seu empreendimento.
- Aposte no Customer Sucess para aumentar a receita
- Customer Sucess e a cultura das boas experiências
- O sucesso depende do cliente certo
- Estrutura da empresa e educação do cliente para o sucesso de ambos
Aposte no Customer Sucess para aumentar a receita
Não é novidade que cada vez mais as pessoas buscam resolver seus problemas com agilidade e facilidade, logo, perder tempo e dinheiro com produtos que não contribuem para o resultado esperado, não faz sentido algum.
Sendo assim, investir no sucesso de seus clientes representa fidelizar pessoas, proporcionando a elas boas experiências, que irão convergir em mais vendas e em novos clientes, atraídos pelos excelentes feedbacks.
O Customer Sucess e a cultura das boas experiências
Atentas às mudanças de comportamento do consumidor, empresas prestadoras de serviços como Netflix, Spotify, entre outras, passaram a investir na fidelização de clientes, tendo como propósito a satisfação de quem usufrui o serviço e não mais, apenas no produto oferecido.
O objetivo é manter o consumidor satisfeito, tornando-o dependente dos serviços, para que assim ele atribua valor ao que recebe.
Não se trata, portanto, de oferecer ao cliente apenas o consumo de algum serviço, mas de lhe proporcionar usufruir todos os benefícios ofertados, que facilitem sua vida e o ajudem a ter êxito.
O sucesso depende do cliente certo
Para realizar Customer Sucess, a empresa necessita focar no consumidor que de fato irá se beneficiar com o produto e, consequentemente, obter sucesso através daquilo que lhe é disponibilizado.
Por isso é importante estar atento ao público atraído, pois, se o foco é o sucesso do cliente, a empresa precisa estar preparada para propiciar isso a ele.
Isso, porque clientes insatisfeitos não seguem pagando pelo que não lhes propicia bons resultados, e esse descontentamento certamente será propagado através das redes sociais e demais formas de manifestação (o reclame aqui está aí pra isso!).
Estruturar e educar para o sucesso
Nessa nova configuração, o vendedor passa a ser um consultor de vendas, cuja função não se resumirá apenas em vencer as objeções do cliente, mas sanar todas as dúvidas e junto a ele pontuar as vantagens e os benefícios que o conduzirão ao sucesso.
Após a venda, o cliente deverá ser assistido e orientado em relação ao produto, para que ele realmente se beneficie e atribua valor àquilo que adquiriu.
Sendo devidamente educado a usar adequadamente o que comprou, o consumidor obterá os benefícios almejados e passará a encarar a compra como um investimento.
O profissional responsável pelo Customer Sucess tem o importante papel de educador, cuja função é conduzir o cliente através da instrução e não, fazendo suas vontades, pois a felicidade do consumidor está em suas próprias conquistas e para isso, é preciso disciplina e boa orientação.
Então, pronto para surpreender o seu público com essa cultura?