O mundo certamente pode ser dividido em antes e depois da internet. As ferramentas mudaram, o cotidiano mudou e os sonhos. Antes das redes sociais, sonhava-se em ser famoso como um grande jogador de futebol ou ator de novelas. Hoje as crianças e jovens sonham em ser youtubers, ou usando um termo mais amplo e adequado, ser influencers.
Influencer é traduzido como influenciador digital. Trata-se de pessoas comuns ou previamente célebres, que conquistaram um público cativo nas redes sociais. Normalmente influenciadores se constroem em torno de assuntos específicos ou nichos. Eles surgem no Youtube, Instagram, LinkedIn, Facebook e até em blogs. Quando falamos do profissional influencer em marketing digital, estamos nos referindo ao potencial que estas novas celebridades possuem em aumentar o alcance e a reputação de sua marca.
Já o nano influencer é uma versão reduzida do influencer, trabalha com públicos menores e geralmente localizado (focado em alguma cidade, região ou estado), e podem contribuir com a divulgação de sua marca se uma estratégia correta for utilizada no marketing digital. Estes profissionais contam com um número de seguidores que variam de 1.000 a 10.000 pessoas, enquanto os grandes influencers vão de centenas de milhares a milhões.
Quais são as vantagens dos nano influencers?
A primeira vantagem que podemos citar é que os nano influencers são mais acessíveis. Enquanto você precisaria investir uma pequena fortuna para contratar um influencer de milhões de seguidores, um nano influenciador pode divulgar sua marca, produto ou serviço por um valor que cabe no orçamento de qualquer microempresa, ou até mesmo em troca de produtos ou serviços.
Entre as vantagens do nano influencer está relacionada ao fato de que estes profissionais apresentam taxas de engajamento volumosas e passam uma visão mais autêntica ao público. Além disso, eles são responsáveis por criar engajamentos em relação à marca.
Portanto, o nano influencer representa as possibilidades de vantagens econômicas e técnicas em relação à divulgação de uma marca. O seu negócio poderá ser mais centralizado e dividido por regiões locais, como cidades ou metrópoles, por exemplo.
Como utilizar os nano influencers em sua estratégia?
Para a utilização do nano influencer em sua estratégia de marketing digital, é necessário primeiramente escolher parceiros e ações que tenham impacto real nos resultados. Isso quer dizer que os objetivos e prioridades da sua estratégia de campanha deverão ser bem definidos.
Deste modo, o nano influencer poderá trabalhar com redes sociais e canais on-line como blogs e sites, realizando a divulgação da marca de acordo com as métricas pré-estabelecidas e fazendo com que a sua empresa ou negócio ganhe cada vez mais espaço entre o público diferenciado.
O que considerar na hora de contratar os nano influencers?
Ao contratar o influencer, o importante é considerar que a parceria com este profissional, atrela a imagem da pessoa à marca. Portanto, é importante sempre verificar o tipo de conteúdo postado e qual é o impacto deste material sobre as pessoas que estão lendo o artigo ou o post.
Devemos considerar que o custo-benefício é importante ao contratar o influencer. Se o empreendedor possui um negócio local, por exemplo, este profissional de marketing digital poderá desenvolver uma campanha de baixo custo para aumentar as vendas da empresa ou da loja.
Como encontrar os nano influencers?
Para encontrar o influenciador digital, é necessário realizar uma pesquisa nas redes sociais e na web em geral. Pesquisando no seu nicho, e utilizando as hashtags, por exemplo, fica muito mais fácil você encontrar esses profissionais do marketing digital que podem realizar um excelente trabalho.
Quanto custa um influenciador?
O custo médio de um influenciador digital está por volta de R$ 600 a R$ 2.600 para um perfil com 5 mil a 10 mil seguidores. Na medida em que o perfil de uma rede social passa a ter mais pessoas, o engajamento é maior, e o custo deste profissional também é proporcional.