O marketing de afiliados pode ser uma relação de ganha-ganha entre produtores, clientes e quem faz a intermediação. Para alcançar os resultados esperados é preciso ter estratégia, foco no mercado e decidir pelos afiliados que potencializem de fato o alcance do público.
O marketing de afiliados se transformou em uma das principais formas para aumentar o alcance do público e ganhar escala de vendas pela internet. É um tipo de parceria de negócios que não para de crescer. Nos Estados Unidos, por exemplo, a projeção é fechar 2020 com mais de seis bilhões de dólares investidos em marketing de afiliados. Mas não basta ter um produto ou serviço e encontrar um afiliado para começar a faturar imediatamente. É preciso ter planejamento e estratégia para alcançar os resultados.
Neste artigo você vai saber:
- O que é o marketing de afiliados
- Como funciona o marketing de afiliados
- Modelos de negócios
- Passo a passo para iniciar o marketing de afiliados
O que é o marketing de afiliados
O objetivo do marketing de afiliados é fazer parcerias com pessoas físicas ou empresas que divulgam seu produto ou serviço e recebem uma comissão. Se você quer vender um curso online com aulas de violão, por exemplo, pode buscar sites de música, músicos e outros canais de influência para aumentar a escala do público, a visibilidade e as chances de vender.
Como funciona o marketing de afiliados
Veja quem faz parte de um programa de afiliados e o papel de cada um no negócio:
Produtor
Está no início do processo. É aquele que produz um conteúdo ou possui um estoque de produtos a serem comercializados.
Afiliado
É uma pessoa física ou empresa que vai divulgar seus produtos ou serviços para sua audiência ou rede de contatos.
Cliente
Está na parte final do processo na conclusão da venda.
O produtor lança um produto ou serviço e procura os afiliados que vão fazer a divulgação. Quando o cliente clica no link de vendas e realiza a compra essa página é rastreada, identificando o afiliado responsável. O produtor recebe o dinheiro da venda e repassa a comissão para o afiliado.
Modelos de negócios
Não é apenas para vender produtos que você pode entrar em um programa de marketing de afiliados. É possível utilizar as redes dos vendedores para obter leads, contatos de e-mail e explorar outros benefícios que vão contribuir para as ações de marketing digital. A forma de remuneração pode variar de acordo com a estratégia e o tipo de ação.
Custo por clique
O produtor só remunera o afiliado quando o usuário clica em um anúncio feito em seu site, blog, redes sociais etc.
Custo por ação
Além de clicar no anúncio, o usuário também deve fazer a ação proposta, por exemplo, baixar um ebook, se inscrever para um evento online etc.
Custo por mil impressões
Valor fixo pago ao afiliado quando o anúncio alcança mil visualizações.
Custo por venda
Nesta modalidade o produtor paga ao afiliado apenas se a venda por concluída.
Passo a passo para iniciar o marketing de afiliados
Veja como começar a vender pela internet por meio do marketing de afiliados:
Crie um conteúdo
Há uma infinidade de conteúdos que podem ser criados para serem comercializados na internet. Pode ser algo relacionado ao seu trabalho ou ao seu hobby. Quem domina técnicas de desenho pode gravar vídeos e ensinar para outras pessoas. Quem faz decoração pode criar conteúdos para esse setor. É importante sempre verificar o que outros produtores estão fazendo para identificar possíveis diferenciais que possam representar soluções para os clientes. A mesma linha vale para produtos que se queira vender pela internet, como presentes, artesanato, roupas, alimentos etc.
Faça o planejamento
Coloque suas ideias no papel e procure entender o que o público espera dos seus serviços. Quais são os formatos mais adequados para este público? Podcasts? Vídeos? Ebooks? Ou então versões do mesmo conteúdo com vários formatos? Para vender produtos avalie quais formatos são ideais para despertar a atenção do público, pode ser um vídeo, um tutorial, uma foto bem produzida, entre outros.
Desenvolva seu produto
Aqui é o momento de tirar as ideias do papel e começar a colocar em prática a produção de conteúdos ou de artigos que serão vendidos. Com a produção finalizada, comece ativando sua própria rede de contatos e estimule os feedbacks para que possam ser feitos ajustes e melhorias nos produtos.
Busque afiliados
O último passo é buscar os afiliados que podem dar escalabilidade às suas vendas. É importante analisar se o público do afiliado tem relação com o seu produto. Um afiliado muito identificado com venda de livros pode não combinar com quem quer vender peças automotivas. Pesquise a reputação do afiliado para garantir que se trata de uma empresa séria e idônea e que não irá afetar a imagem de seu produto ou conteúdo. Por fim, combine da forma mais detalhada possível os termos do acordo, principalmente o valor das comissões, para evitar problemas futuros.