O marketing de nicho pode reduzir o tamanho da concorrência, mas por outro lado requer foco constante no cliente com especialização e inovações contínuas. Sua empresa está preparada para a segmentação?
O marketing de nicho pode representar uma série de vantagens para as empresas que investem em produtos ou serviços segmentados. Nesta modalidade de negócios a palavra-chave é a especialização. Em vez de se colocar no mercado mais um produto que atenda a um público amplo, o marketing de nicho trabalha com soluções diferenciadas que atendem a um grupo específico.
Neste artigo você vai saber:
- O que é marketing de nicho?
- Vantagens do marketing de nicho
- Como segmentar seu público?
- O que levar em conta na estratégia de marketing de nicho
O que é marketing de nicho?
O setor de alimentação é um bom exemplo para explicar como a segmentação pode ser trabalhada. Há alimentos que são do dia a dia, mas há outros direcionados a públicos específicos, como veganos, pessoas com intolerância à lactose, glúten. Há também porções fitness para quem quer emagrecer. Quem mora sozinho pode comprar porções individuais. Portanto, dentro do mercado de alimentação há vários submercados que podem ter uma comunicação mais direta e especializada.
Vantagens do marketing de nicho
Há várias vantagens em utilizar a estratégia de marketing de nicho, confira:
Menor custo de divulgação
Anunciar para um grupo mais restrito reduz os custos por clique e aumenta muito mais as chances de conversão.
Menos competição
Muitas lojas vendem roupas, mas a quantidade das que vendem para gestantes ou plus size é bem menor. Em vez de se concorrer com grandes redes e segmentos, sua concorrência se reduz às opções especializadas neste público.
Maior relacionamento com a marca
Menos concorrência pode ajudar sua empresa a se destacar mais, o que facilita a fidelização e o relacionamento com os clientes no marketing de nicho.
Mais facilidade de adaptação
Lidar com um setor segmentado permite uma maior proximidade com o público e especialização. Uma fábrica de sorvetes veganos pode investir em relacionamento com os clientes, avaliar sugestões de novos sabores e colocar em produção com mais agilidade.
Como segmentar seu público?
Não há uma fórmula específica para definir uma estratégia de marketing de nicho, mas há formas de obter informações e ter uma ideia do caminho a seguir.
Foco nas habilidades
Sua loja vende moda praia, mas sua performance de vendas nas roupas com proteção uva/uvb é muito maior do que com biquinis. Identificar os padrões de ações que tiveram sucesso pode mostrar no que você é bom e vale a pena se especializar.
Expertise no negócio
Há milhares de advogados no país, mas será que todos entendem com profundidade a nova Lei Geral de Proteção de Dados? Se essa for a sua expertise, em vez de oferecer uma grande variedade de serviços com grande concorrência, é possível investir no marketing de nicho para atender quem tiver sua privacidade de dados ameaçada. Focar na sua expertise vai promover mais conhecimento e mais especialização, resolvendo as dores do cliente e conquistando um relacionamento cada vez mais fiel.
Participação nas comunidades
Milhares de grupos se formam baseados em preferências, como torcidas de times de futebol, gamers, skatistas, leitores, apreciadores de vinhos, entre tantas outras. Participar destas comunidades é importante tanto para compreender melhor as necessidades do público quanto para produzir conteúdos que, se tiverem qualidade e impacto, podem viralizar entre esses grupos aumentando a reputação e promovendo uma propaganda gratuita.
O que levar em conta na estratégia de marketing de nicho?
- Dentro do seu negócio, há conteúdos ou serviços que podem ser trabalhados com um público específico?
- Há canais de comunicação que facilitam a chegada de seus produtos ao público específico?
- O mercado é significativo o suficiente para gerar receitas e trazer expectativas de crescimento?
Com visão de mercado e foco no cliente é possível fazer o marketing de nicho abrindo novos horizontes de experiências e inovação.
Aumente suas vendas aplicando estratégias do marketing empresarial
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