O polêmico marketing multinível: entenda como funciona a modalidade legítima

O polêmico Marketing Multinível entenda como funciona a modalidade legítima

O marketing multinível, apesar de sofrer preconceito por ser confundido com pirâmides financeiras, pode oferecer boas oportunidades de receita desde que a empresa escolhida seja séria e tenha boa reputação.

O marketing multinível é um modelo de negócios adotado por muitas empresas para ter uma rede de revendedores de seus produtos. É uma prática que causa polêmica e até um pouco de desconfiança, afinal há vendedores que são bastante insistentes no recrutamento de pessoas para equipes. Além disso, o marketing multinível é confundido com pirâmide financeira. Mas quem deixar esse preconceito de lado pode ter boas oportunidades de renda, já que o marketing multinível movimenta no Brasil cerca de R$ 40 bilhões por ano. Portanto, é um negócio a se pensar.

Você vai saber neste artigo:

  • O que é o marketing multinível
  • Vantagens do marketing multinível
  • O que levar em conta?
  • Diferença marketing multinível e pirâmide

O que é o marketing multinível

No modelo de marketing multinível há duas formas de fazer a revenda de produtos. De maneira direta, em que o vendedor se relaciona diretamente com seus clientes e também de maneira indireta quando é formado um time de vendas. Quem faz apenas a venda direta tem menos atribuições e apenas recebe as comissões. Já os líderes de equipes devem oferecer suporte, como treinamentos, orientações e recompensas para manter seus revendedores motivados e engajados. Assim, o trabalho aumenta, mas a possibilidade de ganhos também. Empresas como Mary Kay e Herbalife investem em marketing multinível e possuem redes de revendedores no mundo inteiro. 

Vantagens do marketing multinível

Autonomia

A flexibilidade do horário de trabalho é uma das vantagens deste tipo de atividade. Dá até para conciliar com outra atividade, principalmente quando sua rede de contatos é grande e consolidada. É importante lembrar que o ganho é proporcional a sua dedicação ao negócio.

Escalabilidade

Muitos membros de equipes de vendas após ganharem experiência podem criar seus próprios times. Assim, a rede de vendas das empresas vai se amplificando e ganhando cada vez mais força e presença. Os líderes só devem ficar atentos à quantidade de grupos de vendas que podem ser criados, que geralmente não passam de cinco por limitação das empresas. Para este tipo de negócio não basta só montar equipes, é importante manter o foco nas vendas também.

Suporte

Geralmente, as empresas que utilizam esse tipo de vendas, Herbalife, Mary Kay, Amway, Jequiti, entre outras, oferecem estrutura de treinamentos, políticas de comissão e bonificação e suporte para sua rede de vendas.

O que levar em conta?

Longo prazo

Não se conseguem clientes da noite para o dia e nem se cria uma equipe eficiente de vendas sem ter experiência na área. Para evoluir no marketing multinível e ter retorno financeiro o trabalho deve ser planejado no longo prazo, talvez por meses ou anos.

Capital inicial

Dependendo da empresa, o revendedor pode ser obrigado a adquirir os produtos antecipadamente para depois revender. Isso já não acontece com uma venda por catálogo, por exemplo. Deve-se pensar bem antes de fazer esse investimento diante da incerteza de ter os clientes para vender.

Diferença marketing multinível e pirâmide

O marketing multinível é confundido com pirâmides financeiras com frequência, mas há diferença entre eles. A mais importante de todas é que enquanto o marketing multinível é uma atividade regular e legal, a pirâmide é uma prática ilegal. No marketing são comercializados produtos, não sendo feitas operações financeiras. Por fim, a pirâmide quando não há mais pessoas para serem recrutadas ela acaba e se desmonta. No marketing multinível os ganhos estão associados às vendas de produtos.

Uma boa forma de evitar problemas é checar se a empresa que você tem em vista faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta, ABEVD. Pesquisar a reputação da empresa é o primeiro passo para fazer suas vendas sem medo.

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