As estratégias de marketing sempre foram fundamentais para fortalecer o relacionamento entre as empresas e os clientes. Agora, a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, obrigou as pessoas a adotarem um novo comportamento de forma imediata com as políticas de isolamento social. Com isso, muitas atividades que eram presenciais passaram a ser online. Agora muitos trabalhadores estão em home office fazendo reuniões pela internet, a ida ao restaurante se transformou em pedido de comida pelo aplicativo, entre tantos exemplos. Passado o choque inicial desde que foi declarada a pandemia pela Organização Mundial da Saúde no dia 11 de março de 2020, é preciso priorizar as estratégias de marketing digital para a empresa sobreviver em meio à crise e a um cenário de incerteza.
Como elaborar estratégias de marketing na crise?
Há diversas formas de manter sua empresa próxima dos clientes. Confira algumas dicas:
Comece pelas informações básicas
Sua loja física não pode abrir durante a quarentena, mas está entregando em domicílio? Envie e-mail marketing, SMS, mensagens de WhatsApp ou informe pelas redes sociais os novos canais de comunicação e que a empresa está fazendo delivery. Isso também vale para o estabelecimento que está com as portas abertas também. Informe que o atendimento está sendo feito de forma normal e as medidas que foram adotadas para garantir a segurança de clientes e colaboradores.
Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma boa forma de engajar seu público, atrair visitas para o site e criar um relacionamento da marca com as pessoas. Para lojas físicas ou e-commerces de artigos para a casa, por exemplo, uma boa ideia é manter um blog atualizado com dicas de decoração. Como muitas pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa, mostrar que um ambiente bem decorado pode tornar o dia a dia mais alegre pode representar um aumento nas vendas.
Mantenha as redes sociais atualizadas
As redes sociais, além de serem ótimos canais para divulgar as ações de marketing de conteúdo, ajudam os clientes a estarem sempre lembrando de sua empresa. Por isso, é importante manter a frequência de publicações e, principalmente, responder a todas as mensagens, dos comentários e privadas. Se antes já havia uma grande demanda por atendimento online, agora com uma maior migração para o digital, a tendência é que as pessoas busquem mais as redes sociais para solucionarem seus problemas.
A Covid-19 pode fazer parte da estratégia de marketing
Você deve estar vendo propagandas na televisão em que muitas empresas utilizam a Covid-19 como gancho para falar sobre os seus serviços. Portanto, uma estratégia de marketing pode ser elaborada no contexto da pandemia. Há empresas que reforçam a importância de ficar em casa, mas falam sobre as vantagens de seu delivery, que mesmo em um momento difícil como este continuam cuidando das pessoas. São mensagens que mostram que as pessoas não estão sozinhas e tem com quem contar.
Invista em novas tecnologias
No ambiente online há muitas ferramentas que facilitam a comunicação. Lembre-se que a pandemia trará mudanças na forma como as pessoas se comunicam e as empresas devem estar preparadas para isso. Ferramentas para reuniões virtuais, lives nas redes sociais, vídeos, enfim, explore as tecnologias com potencial de estreitar o relacionamento entre a sua empresa e seus clientes.