O WhatsApp Business foi uma adaptação à nova função que o aplicativo foi ganhando ao longo do tempo. Hoje, o WhatsApp não é um simples aplicativo de troca de mensagens, mas sim uma ferramenta de trabalho para todos os tipos de profissionais e empresas de todos os portes, da micro à multinacional. A adoção quase imediata das empresas pela ferramenta fez o aplicativo ganhar novas funcionalidades para quem precisa usá-lo comercialmente. A boa notícia é que o WhatsApp Business manteve a simplicidade, por isso a conversa com familiares ou clientes pode ocorrer com a mesma facilidade. É por isso que hoje há mais de um bilhão de aparelhos com o WhatsApp Business instalado no mundo.
Quer aproveitar melhor todos os recursos do WhatsApp Business? Confira estas dicas?
Responda com rapidez
Sabia que mensagens respondidas em menos de 15 minutos rendem um selo para a empresa na seção “sobre”? Ter essa reputação é importante para o marketing, mas responder rapidamente gera maior conexão com o cliente e aumenta a satisfação.
Monitore o comportamento
O WhatsApp Business tem um recurso que permite mandar uma resposta automática a uma determinada pergunta. Portanto, monitorar as principais perguntas feitas pelos clientes e criar uma resposta automática. Além de economizar tempo, ainda é possível responder mais rapidamente.
Padronize o atendimento
Há produtos e serviços com preço fixo, mas outros demandam um orçamento personalizado. Por exemplo, um técnico em informática não vai conseguir passar um valor do conserto antes de avaliar o computador. Por isso, há como definir um limite para as expectativas com uma mensagem automática, como “Só enviamos orçamento mediante avaliação”. Assim, o cliente saberá as demandas que podem ser atendidas pelo aplicativo e as presenciais.
Saiba responder a todos os tipos de perguntas
Pelo WhatsApp Business podem chegar desde perguntas simples às mais delicadas e espinhosas. Perguntas sobre cobrança, por exemplo, podem ser respondidas de forma privada, informando o nome inclusive de quem está atendendo. É uma atitude que demonstra respeito e que o cliente não está sendo exposto a todos os funcionários.
Adote as conversas do dia a dia
Se o atendimento ao cliente é feito presencialmente de forma descontraída, não é porque a comunicação é feita pelo WhatsApp Business que deve ser informal. A conversa com os clientes deve ocorrer da forma como é no dia a dia. Vale usar emojis, figurinhas, enfim, mas é claro que tem que combinar com o estilo do negócio e do atendimento presencial.
Receba mensagens no WhatsApp Business pelas redes sociais
No Facebook é possível fazer anúncios com a opção envie um WhatsApp. Este tipo de anúncio só funciona com o WhatsApp Business e proporciona um contato direto entre a empresa e o cliente.
Compartilhe conteúdo pelo status
No status do WhatsApp Business é possível compartilhar imagens, gifs, textos e vídeos que ficam disponíveis por 24 horas. É uma ótima ferramenta para promover anúncios e engajar os clientes.
Evite o spam
Enviar muitas mensagens por dia pode fazer os clientes denunciarem o número como spam. Dependendo do caso o número pode até ser banido pela plataforma. A dica é ter bom senso e não transformar uma oportunidade de venda em importunação e aborrecimento.
Pense nisso: com a pandemia da Covid-19 o WhatsApp Business permitiu que milhões de estabelecimentos em todo o mundo que interromperam o atendimento na loja física pudessem manter as vendas com entregas delivery por meio de pedidos pelo aplicativo. Foi uma solução tecnológica simples e ágil que garantiu a renda das empresas e o atendimento às pessoas em isolamento social.