O Google Shopping Ads é uma forma de anúncios muito eficiente para fazer vendas pela internet. Quando se realiza uma pesquisa no Google sempre aparecem os links patrocinados nas primeiras posições da busca, mas quando você procura por um produto como um tênis ou celular vai notar que aparecem algumas fotos em destaque com os preços e os nomes das lojas. Esse é o Google Shopping e investir em anúncios neste formato pode aumentar de forma expressiva a visibilidade da loja e, consequentemente, as vendas.
Como funciona o Google Shopping?
O custo dos anúncios no Google Shopping para as lojas é feito pelo sistema de leilão, ou seja, o lojista define o valor por clique para um termo de busca. Portanto, quanto maior o lance, maior será a chance de seu anúncio ficar em destaque. O Google sempre mostra em destaque cinco imagens, as outras dependem do usuário clicar nas setas para conferir os anúncios. O pagamento é feito por clique no anúncio. Estima-se que esses anúncios representem de 10 a 15% do custo de venda, mas segundo o Google a taxa de cliques nesta modalidade pode ser até 300% superiores em relação a apresentação apenas dos links.
Toda a parte de configuração dos anúncios é feita pelo Google Merchant Center. É por este site que se faz os uploads da imagem e de suas informações, como preço, categoria, marca, condição do produto, entre outras. Se a sua empresa já faz os anúncios convencionais, todas as métricas sobre os lances, performance dos cliques e outros dados podem ser acessadas pela plataforma do Google AdWords.
Como melhorar o desempenho no Google Shopping?
Antes de colocar o anúncio no ar no Google Shopping, verifique as regras sobre a exibição das imagens e das informações. Por exemplo, se o título do anúncio tiver mais de 50 caracteres com espaços ele será cortado e a informação será comprometida. Já as imagens devem ser semelhantes as do site, sem logotipo de marca, molduras ou outros elementos que poluam o visual e tirem a atenção do produto. Outra dica importante: não faça anúncios de produtos sem relação na mesma campanha. Para anunciar liquidificador e batedeira, apesar de terem a característica em comum de serem artigos de cozinha, cada um deve ter a sua campanha. Aparecer uma batedeira para quem procura por liquidificador não será eficiente.
Outra forma de potencializar as vendas no Google Shopping é analisar a concorrência e fazer testes. O consumidor vê um mesmo tênis e por mais que a diferença de preço seja de um real, um valor menor pode atrair o clique. Por isso faça testes com preços, imagens e títulos para avaliar o que pode gerar mais retorno.
Seu site no Google Shopping
O Google Shopping é apenas a porta de entrada para a sua loja virtual. É fundamental oferecer uma experiência de compra fácil e ágil. As imagens e informações devem ser carregadas rapidamente e serem as mesmas divulgadas nos anúncios. Sites que colocam um preço menor apenas como chamariz são punidos pelo Google. Uma boa experiência no site é tão importante quanto a estratégia de anúncios.